
A presidenta da república, Dilma Rousseff, e Rui Costa, governador da Bahia, visitam Feira de Santana na quarta-feira (25/02/2015) com a finalidade de inaugurar os Residenciais Solar da Princesa 3 e 4. Eles fazem parte dos projetos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), e são destinados às famílias de baixa renda. Os empreendimentos ficam localizados na Rua Homero Figueiredo, Bairro Gabriela.
Os Residenciais Solar da Princesa 3 e 4 foram construídos próximos ao aterro administrado pela empresa Sustentare Serviços Ambientais S.A.. Documentos, reportagens, imagens e ações na justiça indicam que ocorreu grave contaminação ambiental decorrente das operações, da Sustentare, no aterro.
Reportagens reveladoras
Entre 13 de julho de 2013 e 21 de fevereiro de 2015, o Jornal Grande Bahia publicou 41 matérias sobre a atuação da Sustentare em Feira de Santana. As matérias relatam e apresentam documentos que indicam crimes ambientais cometidos pela empresa, com a subsequente contaminação do meio ambiente. Elas foram produzidas pelo cientista social e jornalista Carlos Augusto.
Ministério Público confirma
Segundo a promotora de justiça Karinny Guedes, responsável pela Promotoria Regional Ambiental de Feira de Santana, os relatórios apontam que, desde março de 2012, o Inema constatou pelo menos seis ocasiões diferentes de danos ambientais no aterro sanitário da Sustentare. Mesmo com as notificações e aplicação de multas pelo órgão ambiental e com a decisão judicial suspendendo as atividades relativas à destinação inadequada de chorume, a empresa se manteve em funcionamento, praticando reiteradas irregularidades operacionais e gerando danos ambientais.
Justiça decreta
Em 10 de fevereiro de 2015 o Ministério Público recomendou a interdição do aterro sanitário operado pela Sustentare. Em 12 de fevereiro ingressou com ação judicial com pedido de antecipação de tutela. E em 20 de fevereiro, uma decisão judicial pôs fim aos crimes ambientais cometidos pela Sustentare em Feira de Santana. A decisão foi prolatada pela magistrada Dalia Zaro Queiroz, titular da 3ª Vara de Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais da Comarca de Feira de Santana.
Baixe
Confira imagens











Leia +