

O ministro Juca Ferreira convidou na terça-feira (10/02/2015) o cineasta Pola Ribeiro para assumir a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura. A SAV é a área do Ministério encarregada de propor a política nacional do cinema e do audiovisual, bem como políticas, diretrizes gerais e metas para o desenvolvimento da indústria audiovisual e cinematográfica brasileira.
A secretaria também atua em políticas de formação e capacitação audiovisual, produção, distribuição, exibição, preservação e difusão de conteúdos audiovisuais e cinematográficos brasileiros, respeitadas as diretrizes da política nacional do cinema e do audiovisual e do Plano Nacional de Cultura.
Pola Ribeiro dirigiu os filmes “O jardim das folhas sagradas” e “A lenda do Pai Inácio”. Formou-se em Comunicação, com mestrado em Gestão Social. Foi diretor da TVE Bahia, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec).
Além da área de audiovisual, Juca Ferreira deu posse aos secretários Executivo, João Brant, de Articulação Institucional, Vinícius Wu, e da Cidadania e Diversidade Cultural, Ivana Bentes. Outros nomes do Sistema MinC já anunciados foram os dos presidentes da Funarte, Francisco Bosco, e do Instituto Brasileiro de Museus, Carlos Roberto Brandão.