Petroleiro feirense Deyvid Bacelar é eleito para o Conselho de Administração da Petrobras

Deyvid Bacelar é eleito para o Conselho de Administração da Petrobras.
Deyvid Bacelar é eleito para o Conselho de Administração da Petrobras.
Deyvid Bacelar é eleito para o Conselho de Administração da Petrobras.
Deyvid Bacelar é eleito para o Conselho de Administração da Petrobras.

O coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do Estado da Bahia, Deyvid Bacelar, é o novo representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras. Apoiado pela Federação Única dos Petroleiros, Bacelar venceu o segundo turno das eleições hoje (09/02/2015), com 6.864 votos – 57,83% dos 12.246 votantes. O atual representante dos trabalhadores no conselho, Sílvio Sinedino, teve  5.006 votos. A eleição teve 11.870 votos válidos, 112 brancos e 264 nulos.

Deyvid Bacelar destacou quatro das 13 propostas que pretende levar ao Conselho de Administração. A primeira é ligada à comunicação. Segundo ele, houve queixa generalizada da categoria com relação ao processo de comunicação durante o mandato (do atual representante) com os petroleiros. Faltou transparência no processo de comunicação do representante dos trabalhadores, e “as pessoas desconheciam o que estava sendo deliberado”, acrescentou.

Bacelar quer usar melhor a internet, as redes sociais e informativos eletrônicos para transmitir aos trabalhadores o que for possível divulgar das decisões do conselho, “para a categoria ter um retorno. Isso temos como resolver e vamos dar mais transparência ao mandato”. Ele informou que serão feitas visitas às principais bases do Brasil, com a mesma finalidade.

Na área de segurança, meio ambiente e saúde, Bacelar anunciou que reforçará a atuação do comitê criado para tratar desses temas, atendendo à proposta do conselheiro José Maria Rangel, em 2013. Ee  destacou a importância das três áreas, tendo em vista o número de acidentes registrados no setor de petróleo e gás: no ano passado morreram 15 operários em acidentes de trabalho. “Então, é um tema que precisa ser melhor discutido e sobre o qual o conselho pode se debruçar, a partir do comitê, para evitar que acidentes continuem ocorrendo nesse número alarmante.”

Quanto ao combate à corrupção, ele propõe a criação de um comitê específico, para avaliar melhor os relatórios das auditorias internas da companhia. “Se o conselho ficar um pouco mais atento, poderemos identificar problemas antes de eles existirem – alguns são processos de contratação – e evitar que outros tomem a dimensão que tomaram, principalmente na mídia brasileira.”

Deyvid Bacelar defende a necessidade de maiores investimentos nos campos maduros de produção terrestre, para evitar um processo de desmonte desses campos. Para ele, isso afeta não só a classe trabalhadora da Petrobras e de empresas prestadoras de serviços, mas toda a cadeia produtiva relacionada à atividade petrolífera.

De acordo com o representante dos petroleiros, várias cidades já estão sendo atingidas, com redução da arrecadação de impostos e de vendas do comércio. “Defendemos não só a manutenção como a ampliação de investimentos nessas áreas, porque a Petrobras tem o seu papel social. Não é apenas ter mais lucro, como uma empresa privada.”, salientou.

Sobre a trajetória Bacelar

Deyvid Bacelar é natural de Feira de Santana. Ele é Técnico de Segurança na Refinaria Landulpho Alves – Mataripe (RLAM), onde ingressou por concurso na Petrobras em 2006, é graduado em Administração pela UEFS, com especializações em Segurança, Meio Ambiente e Saúde no IFBA, e em Gestão de Pessoas na UFBA. Foi eleito Coordenador Geral do Sindipetro Bahia (gestão 2014 -2017), é representante da CUT/CNQ/FUP na Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), Diretor de SMS do Sindipetro (gestão 2011-2014) e exerceu mandato de Diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia (gestão 2008-2011). Em Feira de Santana, é Presidente da Associação de Moradores Morada das Árvores (gestão 2014-2015).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]