Muritiba sedia segunda edição do Recôncavo Jazz Festival

Praça do Bonfim em Muritiba.
Praça do Bonfim em Muritiba.
Praça do Bonfim em Muritiba.
Praça do Bonfim em Muritiba.

A cidade de Muritiba irá compartilhar a boa música em agosto, na segunda edição do Recôncavo Jazz Festival. A elegância do jazz e todo o charme da região compõem juntos o cenário ideal para a realização do festival, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto de 2015, na Praça do Bonfim, centro da cidade. O evento aberto ao público traz ao Recôncavo nomes de peso do jazz baiano, além de atrações locais.

De acordo com um dos coordenadores gerais do Festival, Marcus Ferreira, a elegância e condições climáticas da noite muritibana serão ingredientes perfeitos para o sucesso do evento. “É um imenso prazer, depois de 03 anos, voltarmos a realizar o Festival, principalmente em uma cidade que possui uma excelente atmosfera para a música jazz: aconchegante, clima agradável, além de ser um berço da música baiana, através das suas duas filarmônicas centenárias.”

O prefeito da cidade, Roque Luís Dias dos Santos, disse estar satisfeito com a iniciativa dos produtores do Festival. “Já estava na hora desses eventos culturais serem sediados em Muritiba. Esse era um desejo meu desde 2013. Então, juntou o meu desejo com o projeto do Marcus e do Eric. E é obrigação da prefeitura abrir as portas e dar as condições para o evento ser realizado.”, afirmou.

Além do palco principal, a cidade serrana será tomada por shows solos de músicos locais. Atenta às novas tendências, a curadoria do festival explora a diversidade do universo do jazz e auxilia na difusão do conhecimento musical promovendo as Master Classes, aulas gratuitas ministradas por músicos participantes do evento e abertas à participação de músicos e estudantes. Com patrocínio da Prefeitura Municipal de Muritiba, o Recôncavo Jazz Festival é realizado pelas produtoras baianas Putzgrillo! Cultura e Ginga P. Culture Business.

Histórico do Festival 

Em 2012, o Recôncavo Jazz Festival foi realizado na cidade de Cachoeira, também situada na Região do Recôncavo. Além de Joshua Redman e da Orkestra Rumpilezz, atrações nacionais e locais de fundamental importância para o fortalecimento da cultura do jazz e da boa música no Brasil, integraram os três dias de programação. Grupos baianos de jazz como Mondicá Trio, Saravá Jazz Bahia Sexteto e Retro_Visor, as Filarmônicas Minerva Cachoeirana, Lyra Ceciliana e 25 de Junho e, de Minas Gerais, o renomado baterista Esdra Neném Ferreira, atraíram um público de 12 mil pessoas.

Sobre Muritiba

Localizada no Recôncavo Baiano, à 120km de Salvador, Muritiba é famosa pela tradicional Festa do Senhor do Bonfim. Fundada em 1919, a cidade surgiu com a vinda de exploradores e jesuítas, que atingiram a região próxima a Cachoeira e São Félix escalando a serra, onde construíram um templo e um convento. Os moradores da cidade participaram ativamente nas lutas pela independência; entre os principais se destacam o Major José Antônio da Silva Castro, avô do poeta Castro Alves. O major comandava o Batalhão dos Periquitos, formado por 700 homens, entre eles um rapaz valente que se descobriu depois ser mulher; o nome dela era Maria Quitéria. Em 1859, enquanto ainda era uma vila de Cachoeira, o local recebeu o Imperador D. Pedro II, que se hospedou ali e bebeu um copo de água da Fonte dos Padres, antiga principal fonte de abastecimento da cidade.

Saiba +

Recôncavo Jazz Festival – 2ª Edição

Atrações: a confirmar

Data: 6, 7 e 8 de agosto de 2015

Local: Praça do Bonfim – Muritiba – Bahia

Realização: Putzgrillo! Cultura e Ginga P.

Fanpage: www.facebook.com/ReconcavoJazz

Twitter: @ReconcavoJazz

Evento Gratuito

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110974 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]