Ministério Público do Estado da Bahia encaminha ofícios ao Jornal Grande Bahia

Carlos Augusto e Sávio Henrique Damasceno Moreira.
Carlos Augusto e Sávio Henrique Damasceno Moreira.

Ofícios do Ministério Público ao Jornal Grande Bahia.

Promotor de justiça Sávio Henrique Damasceno Moreira.
Promotor de justiça Sávio Henrique Damasceno Moreira.

Tendo como missão a defesa dos valores democráticos, o Jornal Grande Bahia (JGB) produz reportagens com abordagens sociológicas, antropológicas e políticas. A finalidade é analisar e discutir os problemas sociais no nível mais profundo, ou seja, sobre os fatores que contribuem para que os problemas sociais surjam, se agravem, e ou persistam.

Ao ser notificada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), na sexta-feira (06/02/2015), através de dois ofícios, encaminhados pelo promotor de justiça Sávio Henrique Damasceno Moreira, responsável pela 16ª Promotoria de Justiça de Feira de Santana, sobre a abertura de inquéritos que objetivam averiguar falhas na prestação dos serviços de telecomunicação no município de Feira de Santana, o Jornal Grande Bahia recebe a chancela do trabalho que vem realizado.

Nos ofícios, o Ministério Público além de informar a direção do jornal sobre a abertura de inquéritos, solicita que sejam repassadas informações a promotoria de justiça, responsável pela defesa dos idosos, deficientes e consumidores, sobre a existência de matérias jornalísticas quanto a má prestação dos serviços de telecomunicação prestados pela GVT e pela Oi.

O MPBA também requisita do JGB apoio na divulgação de matérias com a finalidade de estimular consumidores das operadoras a aderir, como voluntários, ao Programa de Aferição de Qualidade da Banda Larga no Brasil, realizado pela Entidade Aferidora de Banda Larga – EAQ (http://www.brasilbandalarga.com.br/).

Fica implícito, ao analisar os ofícios, que o MPBA reconhece o Jornal Grande Bahia como um legítimo veículo de comunicação de massa, e que as matérias publicadas no jornal possuem credibilidade.

Os ofícios

O ofício n° 049/2015.596.0.11147/2015, de 2 de fevereiro de 2015, aborda o inquérito civil N° 596.0.11147/2015, referente a portaria 01/2015, de 22 de janeiro de 2015, traz como assunto a “má prestação do Serviço de Internet Banda Larga no município de Feira de Santana”, sendo investigada a Oi/Telemar Norte-Leste (TNL PCS S/A (OI)).

O ofício n° 051/2015.596.0.11171/2015, de 2 de fevereiro de 2015, aborda o inquérito civil N° 596.0.11171/2015, referente a portaria 01/2015, de 22 de janeiro de 2015, traz como assunto a “má prestação do Serviço de Internet Banda Larga no município de Feira de Santana”, sendo investigada a Global Village Telecom Ltda. (GVT).

Leia +

Ministério Público instaura inquéritos para apurar má prestação do serviço de telecomunicação em Feira de Santana

Feira de Santana: diretor do Jornal Grande Bahia colabora com investigação do Ministério Público sobre serviços de telecomunicação

Saiba +

Apoio institucional do JGB

Ofício do Poder Judiciário da Bahia ao JGB

Moção do Poder Legislativo da Bahia

Sobre Carlos Augusto 9462 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).