Maragojipe realiza edição 2015 do tradicional carnaval de máscaras

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Edição 2015 do tradicional carnaval de máscaras de Maragogipe.
Edição 2015 do tradicional carnaval de máscaras de Maragogipe.
Edição 2015 do tradicional carnaval de máscaras de Maragogipe.
Edição 2015 do tradicional carnaval de máscaras de Maragogipe.

Situada no Recôncavo Baiano, a cidade de Maragogipe vive de 14 a 17 de fevereiro de 2015 o mais autêntico Carnaval de Máscaras do Brasil. Durante os dias de festa, a cidade ganha cor com riqueza de detalhes na decoração espalhada pelas ruas e muita magia com a presença dos mascarados que circulam com muita irreverência e criatividade em suas fantasias.

Tombado em 2009 através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), a festa é marcada por preservar a essência dos antigos carnavais e pela manifestação singular de diversidade cultural e artística. Cerca de 20 grupos de marchinhas compostas por músicos locais animam a Praça dos Mascarados, onde um coreto foi montado para as apresentações musicais e concursos de fantasias.

A festa conta também com um palco na Praça Hermezindo Mendes, onde acontece shows como o do grupo Bailinho de Quinta e dos artistas Jau, Carol Soares, Mariene de Castro e grupos de samba de roda locais. Segundo a prefeita Vera Lúcia, o público estimado nos quatro dias de festa é de 100 mil pessoas. “Já está tudo preparado para recebermos os nossos visitantes”, afirma a prefeita.

Uma novidade esse ano é a exposição de fotos De outros Carnavais, onde ao ar livre serão expostas imagens de mascarados dos anos anteriores. O objetivo é relembrar um pouco das fantasias que já foram para a rua, explica Priscila Mendes, secretária de Cultura e Turismo do município. “Nosso objetivo foi trazer um pouco do passado e também fazer uma homenagem aos grupos que são os principais atrativos do nosso carnaval” ressaltou Priscila.

A programação conta com o concurso de mascarados, em que eles desfilam no domingo (15) e segunda (16), concorrendo em diversas categorias. Na terça (17), o resultado é divulgado e os grupos vencedores são premiados.

O segredo

Vários encontros são realizados para que os grupos idealizem as fantasias que irão desfilar nos dias de festa. Todos os detalhes são guardados a sete chaves, pois o segredo é a palavra de ordem dos mascarados. Alguns contam que se arrumam em casas de amigos e vizinhos para despistar as pessoas. Todo o corpo é coberto, e todos os componentes dos grupos usam os mesmos acessórios. O rosto não pode ser mostrado em momento algum, as máscaras são furadas na boca, e para beber algo, eles usam um canudo. É permitido o uso das máscaras até as 18h, então, minutos antes os mascarados se recolhem e sua identidade só é revelada na terça-feira de carnaval.

 

 

 

 

 

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113607 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]