HSBC pede desculpas em jornais britânicos por causa do SwissLeaks

Stuart Thomson Gulliver, presidente do HSBC.
Stuart Thomson Gulliver, presidente do HSBC.
Stuart Thomson Gulliver, presidente do HSBC.
Stuart Thomson Gulliver, presidente do HSBC.

O banco HSBC colocou anúncios de página inteira em jornais britânicos de domingo (15/02/2015) para se desculpar sobre alegações de que ajudou clientes na Suíça a fugir do fisco, por meio do seu private bank.

O anúncio – colocado no Sunday Times, Sunday Telegraph, Daily Mail e The Sun – republica uma carta dirigida pelo presidente executivo Stuart Gulliver para os clientes do banco e funcionários na sexta-feira (13/02/2015), na qual insiste que o banco suíço tinha sido “completamente reorganizado”.

“O foco das notícias tem sido em eventos e padrões que não operamos hoje”, escreve Gulliver, acrescentando que o HSBC não tem “absolutamente nenhum desejo de fazer negócios com clientes que praticam evasão fiscal”.

O presidente executivo do banco pede “as mais sinceras desculpas”, porque sabe que os clientes “esperam mais” do HSBC, destacando, no entanto, que os documentos têm de ser colocados “em contexto”, porque foram divulgados a partir de dados roubados.

O banco já havia reconhecido “deficiências” no início desta semana, garantindo que as práticas do passado não são as mesmas de hoje.

Desde o início da semana, o HSBC está no centro de um vasto escândalo financeiro, o caso SwissLeaks – uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo, segundo a qual o banco ajudou clientes de mais de 200 países a fugir dos impostos em contas no montante de 104 bilhões de euros, entre novembro de 2006 e março de 2007.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia +

SwissLeaks: como o HSBC ‘ajudou’ milionários a sonegar impostos

Revelações do SwissLeaks são a “ponta do iceberg”, diz Falciani

SwissLeaks: saiba como contas secretas permitem sonegação de bilhões na Suíça

SwissLeaks: Receita Federal está de olho em correntistas brasileiros do HSBC na Suíça

HSBC pede desculpas em jornais britânicos por causa do SwissLeaks

SwissLeaks: as cinco estratégias favoritas dos ricos para sonegar impostos

SwissLeaks: HSBC manteve contas secretas de 8 mil brasileiros na Suíça, e mais de mais de 100 mil contas de clientes de outros países

Investigação do SwissLeaks revela esquemas de evasão fiscal no banco HSBC

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]