Seminário define diretrizes para mandato da senadora Lídice da Mata

Senadora Lídice da Mata debate mandato.
Senadora Lídice da Mata debate mandato.
Senadora Lídice da Mata debate mandato.
Senadora Lídice da Mata debate mandato.

Educação, desenvolvimento dos municípios com diminuição das desigualdades sociais, saúde, segurança e direitos humanos são os temas que terão mais prioridade nos próximos quatro anos do mandato da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Os temas foram definidos por cerca de 80 pessoas durante seminário realizado neste sábado (24/01/2015) no Hotel Sol Victoria Marina, em Salvador. Participaram representantes de entidades de classe, associações, educadores, lideranças comunitárias, empresariais e políticas.

A senadora Lídice da Mata informou que a iniciativa busca um retorno da sociedade sobre o que vem sendo feito no mandato, além da coleta de novas propostas. “Durante a campanha ao governo do Estado, fizemos vários encontros e debates e com as sugestões elaboramos nossa proposta de programa de governo. Tivemos diversas contribuições técnicas importantes e bem fundamentadas e também a participação da população baiana. Agora queremos dar continuidade a esse processo para que o mandato no Senado prossiga refletindo, cada vez mais, os anseios e necessidades da Bahia”, declarou a parlamentar.

O sociólogo e assessor Antonio Manoel Timbó, que coordenou o seminário, explica que o encontro foi desenvolvido a partir de uma sistemática de planejamento estratégico que contou, numa primeira etapa, com questionário para avaliação do mandato enviado a 130 pessoas. A partir da tabulação das respostas, de entrevistas e do resultado dos debates entre os participantes do seminário, foram traçadas as principais diretrizes.

Creuza Maria Oliveira, da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), uma das participantes do seminário, considera essencial que os parlamentares façam essa avaliação e cita a temática da saúde: “Debatemos, por exemplo, a importância de ações para melhorar os serviços de saúde e também para valorizar os profissionais da área”.

Outro participante, o vereador e professor Silvio Humberto partilha da ideia de se realizar eventos periódicos para avaliar os mandatos. “Esta é uma forma de compartilhar informações e ter a participação efetiva das pessoas. E o mandato de Lídice está fazendo isso”, disse.

Já a prefeita de Amargosa, Karina Silva, destacou a aproximação que este tipo de evento favorece entre os mandatos e a sociedade: “Lídice sai na frente com iniciativas dessa natureza, tanto para projetar seu mandato como para estreitar ainda mais os laços com a população da Bahia”, afirmou.

Ao final do processo, a equipe da senadora irá sistematizar os resultados em documento que será divulgado no site do mandato, nas redes sociais e por meio da imprensa.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]