Secretaria da Educação do Estado amplia parcerias com municípios baianos

Osvaldo Barreto Filho, secretário estadual da educação, firma parceria com municípios.
Osvaldo Barreto Filho, secretário estadual da educação, firma parceria com municípios.
Osvaldo Barreto Filho, secretário estadual da educação, firma parceria com municípios.
Osvaldo Barreto Filho, secretário estadual da educação, firma parceria com municípios.

A Secretaria da Educação do Estado iniciou uma série de reuniões com prefeitos baianos com o objetivo de ampliar as parcerias e melhorar a qualidade da educação pública na Bahia. Nesta quarta-feira (21/01/2015), o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, recebeu o prefeito de Piritiba, Ivan Cedraz, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Nos últimos dias, o secretário também recebeu os prefeitos Raimundo Bastos, de Conceição da Feira, Pedro Lima, de Baixa Grande, prefeito Jorge Andrade, de Monte Santo, Gilmar Pereira, do município de Itatim, Gilvan Pimentel, de Catolândia e o prefeito Artur Silva, do município de Barra.

O Pacto com Municípios pela Alfabetização é uma das pautas dos encontros. O projeto, desenvolvido pela Secretaria em regime de colaboração com 403 municípios baianos, visa garantir a alfabetização, com letramento, para as crianças com até oito anos de idade. Em 2014, com a integração com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Governo Federal, a iniciativa passou a atender, também, a alunos até o terceiro ano do ensino fundamental. O projeto beneficia 367.189 estudantes, em 21 mil salas de aula e 11.101 unidades escolares. Os estudantes recebem livros elaborados por professores que atuam em universidades estaduais na Bahia e na Universidade Federal do Ceará.

O estreitamento do diálogo com as prefeituras faz parte do Programa Pacto para a Educação na Bahia, proposto pelo governador Rui Costa no intuito de unir esforços de municípios, professores e estudantes para a melhoria da educação, conforme salienta o secretário Osvaldo Barreto. “O governador adotou a educação como um lema da sua gestão. Desde que assumiu, vem visitando escolas da rede estadual com o objetivo de se aproximar da comunidade escolar, buscando conhecer os pontos positivos e o que precisa ser alterado, para fortalecer os projetos estruturantes do Estado. Para isso, a parceria com as prefeituras é fundamental para dar continuidade a projetos como o Programa Estadual de Transporte Escolar da Bahia (Pete–BA)”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

Criado em 2009, o Pete já investiu R$ 220,6 milhões para garantir o transporte escolar adequado, seguro e de qualidade dos estudantes do ensino médio nas escolas da zona rural, contribuindo para a sua permanência na escola.

O prefeito de Piritiba, Ivan Cedraz, reconheceu a necessidade da união de esforços e do envolvimento de diferentes segmentos sociais na melhoria da educação. “A prefeitura de Piritiba tem cumprido as orientações do Pacto com Municípios pela Alfabetização e estamos aqui, hoje, para reafirmar o nosso compromisso com esta parceria importante para a educação na Bahia”, afirmou.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário