Salvador: três pessoas são flagradas no exercício ilegal da profissão de professor de educação física

Vista aérea de Salvador. Praias São fiscalizadas. (Foto: Carlos Augusto | Jorna Grande Bahia)
Vista aérea de Salvador. Praias São fiscalizadas. (Foto: Carlos Augusto | Jorna Grande Bahia)
Vista aérea de Salvador. Praias São fiscalizadas. (Foto: Carlos Augusto | Jorna Grande Bahia)
Vista aérea de Salvador. Praias São fiscalizadas. (Foto: Carlos Augusto | Jorna Grande Bahia)

Três pessoas foram encaminhadas para a Delegacia do Consumidor (DECON), durante a manhã desta quinta-feira (29/01/2015), após serem flagradas por fiscais do Conselho Regional de Educação Física (CREF13/BA-SE), exercendo ilegalmente a profissão, ao orientar e prescrever atividades físicas nas praias dos bairros do Costa Azul e Patamares, em Salvador. A Operação Verão II, que deve percorrer toda a orla de Salvador-BA, durante a estação, está sendo realizada pelo CREF13/BA-SE, com o apoio da Polícia Civil (DECON).

“Diante da grande dificuldade observada para a realização das Operações do CFRE13/BA-SE em ambientes abertos, a exemplo das praias, consideramos satisfatória a parceria do Conselho com a DECON, pois atingimos o nosso objetivo nessa fase da Operação, e pessoas que vinham sendo observadas na irregularidade foram enquadradas dentro do que está previsto na lei”, afirmou o Conselheiro do CREF13/BA-SE, Heitor Prates, que acompanhou a ação.

Entre os sujeitos flagrados no Exercício Ilegal da Profissão, esteve o Policial Militar, José Antônio Bispo Sena, que foi encontrado ministrando aula de treinamento funcional na Praia de Patamares. Ele não aceitou ser conduzido pela Polícia Civil para prestar esclarecimento, e uma viatura da Policia Militar foi acionada para interceder no processo. José terminou sendo encaminhado para a DECON, após algumas horas de diálogo. Ele ainda trabalhava em parceria com o ex-jogador de futebol, Raimundo Nonato Santos Soares, que auxiliava os treinamentos, e também foi encaminhado para a delegacia por não ter o devido registro no Conselho de Classe.

Além deles, Olavo Gadelha de Abreu Júnior, foi flagrado na Praia do Costa Azul, também sem registro, dando aula de futevôlei a uma turma de adultos.  “Todos eles infringiram o Art. 47 do decreto Lei 3688/41 combinado com a lei federal 9696/98, que regulamenta a Profissão de Educação Física”, ressaltou a agente da fiscalização do CREF13/BA-SE, Tatiana Alves.

Formaram a equipe do CREF13/BA-SE durante essa fase da Operação Verão II, os Conselheiros: Francisco Canidé e Heitor Prates, o diretor, Luciano Borges, o Supervisor do Departamento de Orientação e Fiscalização, Jorge Medeiros, e a Fiscal, Tatiana Alves.

*Com informações do Conselho Regional de Educação Física (CREF13/BA-SE).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116890 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.