Salvador: deputado critica organização da Lavagem do Bonfim que resultou na saída dos blocos afros

Deputado federal Valmir Assunção critica organização do evento.
Deputado federal Valmir Assunção critica organização do evento.
Deputado federal Valmir Assunção critica organização do evento.
Deputado federal Valmir Assunção critica organização do evento.

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) criticou a postura dos organizadores da Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (15/01/2015), em Salvador. De acordo com Valmir, uma regulamentação da Prefeitura de Salvador proíbe mini-trios no cortejo ao Senhor do Bonfim. Estão proibidos também balões de propagada (blimps) e faixas de protestos. Valmir disse ainda que é lamentável a forma como a prefeitura vem tratando a cultura na capital, sem ouvir os blocos afros e sem acatar sugestões que podem melhorar ainda mais a festa.

“Antes de fazer decretos deveriam se preocupar em ouvir quem realmente faz o evento. É uma medida autoritária que fez com que blocos como o Ilê Aiyê e membros da União das Entidades do Samba da Bahia [UneSamba] decidissem pela não participação dos grupos nas homenagens. Apenas o Muzenza continua no cortejo, mas mesmo assim descontente com a situação gerado pelo decreto da prefeitura de Salvador. As medidas que a prefeitura vem tomando são de destruição aos valores culturais da cidade e só produzem serviços para beneficiar os monopólios da indústria do entretenimento”, aponta o parlamentar petista.

Os representantes dos blocos afros não concordam com a medida e rechaçam a possibilidade de utilizarem uma Kombi ao invés de mini-trio. A organização do cortejo afro trabalhou para um processo e foi tomada de surpresa pelo decreto da prefeitura. O ato interreligioso acontece às 8h, com a concentração na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Em seguida acontece a caminhada de mais de oito quilômetros até a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141148 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário