Revista Tam nas Nuvens revela a gastronomia de Bogotá, Londres, Recife e Lima

Página da edição 85 da Revista Tam nas Nuvens.
Página da edição 85 da Revista Tam nas Nuvens.
Página da edição 85 da Revista Tam nas Nuvens.
Página da edição 85 da Revista Tam nas Nuvens.

Com o tema “Sabores do mundo-experiências gastronômicas”, a TAM Nas Nuvens de janeiro, revista mensal desenvolvida pela New Content, produtora de conteúdo para marcas, divulga os destinos marcados pela riqueza da culinária. A publicação explora as novidades da cozinha de Bogotá (Colômbia), os gastropubs de Londres (Inglaterra), os doces de Recife (PE), reconhecidos como patrimônios culturais, e apresenta um ensaio fotográfico no Central, restaurante localizado em Lima (Peru) que foi considerado o mais famoso da América Latina de acordo com o prêmio The World’s 50 Best da revista inglesa Restaurant. Além disso, a edição traz várias dicas e quatro roteiros de onde comer bem.

Em Bogotá, a revista aponta que a culinária local é uma das melhores maneiras de conhecer a diversidade da cultura colombiana. Chefes de cozinha se inspiram em comunidades de camponeses e contam com a influência espanhola, africana e árabe. O chef Eduardo Martínez, do Mini-Mal, é um dos que buscam referências nas áreas indígenas da Amazônia colombiana e que, dessa forma, colabora com a renda local e o consumo sustentável. A equipe de reportagem também conversou com a chef Leonor Espinosa, do restaurante Leo Cocina y Cava, uma das poucas mulheres que ocupam o ranking da revista Restaurant. Pratos como tigres colorados (camarões com urucum e physalis), sobremesas com frutas típicas, entre elas uchuva e guanábana, e a vista panorâmica da cidade oferecida pelo restaurante Casa Santa Clara, no alto do Monserrate, são outras indicações da matéria.

Em Londres, a chamada é para a revolução na cozinha causada pelos Gastropubs, que une boêmia a qualidade e variedade de pratos. Iniciado nos anos 1990, desde então o segmento se tornou popular. Entre eles, o pioneiro The Eagle, com preços acessíveis e tempero mediterrâneo. Já o The Bull & Last alinha a decoração old school a especialidade em carnes de caça, como o pappardelle de ragu de lebre, além da cerveja Phoenix Rising, da microcervejaria Clarkshaws. Nick Lander, crítico de gastronomia do jornal Financial Times, também opina sobre o segmento que atrai grande público.

Em Recife, a revista se baseou em estudos históricos, como o livro “Açúcar” (1939) do sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987), para apresentar porque a capital pernambucana é considera o centro dos doces. Por identificar a culinária regional, o Bolo de rolo, o bolo Souza Leão e a tapioca foram tombados como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O Bolo de Rolo chega a ser exportado pela Casa dos Frios, já o Cozinhando Escondidinho tem a cartxeira, uma releitura da cartola, doce tradicional a base de queijo coalho assado com banana frita, açúcar e canela, que nesta receita leva a cocada de macaxeira flambada na cachaça.

Em Lima, o ensaio fotográfico de Paulo Pampolim clicou um dia do Central, restaurante que se destaca pela criatividade frente à gastronomia mundial. Ele registrou os trabalhos dos cozinheiros dentro e fora do espaço, como as compras no Mercado de Surquillo. Sob o comando do chef Virgílio Martínez, o Central mantém a Mater Iniciativa, um centro de pesquisas de ingredientes nativos com cultivo desses produtos em diferentes altitudes para elaborar novos sabores. Uma horta e uma estação de tratamento de água própria são outros serviços mantidos no lugar. A seção divulga os trabalhos de fotógrafos que registram os destinos da oneworld – aliança da qual a TAM faz parte desde abril.

Na Top Lista, a TAM Nas Nuvens indica 10 restaurantes que atraem tanto pelo sabor, quanto pelas vistas que proporcionam, como o do 36º andar do Shangri-la Hotel, em Sidney (Austrália), o The Grotto, em Krabi (Tailândia), e o Skylab, no Rio de Janeiro. A publicação ainda faz um tour pela cozinha que cuida das refeições servidas nos voos da TAM, se atentando aos pratos direcionados aos passageiros com restrições alimentares, as novidades do cardápio e a carta de vinhos. Cursos de gastronomia durante as férias ou em finais de semana em lugares como Toscana e Paris completam a edição 85.

Além da revista, a programação da TV TAM Nuvens apresenta o quadro “Embarque Imediato” com o mesmo tema. A atração busca despertar o interesse no espectador para conhecer Lima, Bogotá, Recife e Londres, e as curiosidades de suas respectivas culinárias. O programa informa a frequência de voos TAM para estes destinos, é exibido em todas as aeronaves e fica disponível no canal do YouTube da companhia (www.youtube.com/tam).
SOBRE A TAM NAS NUVENS

A TAM Nas Nuvens é a plataforma de entretenimento e mídia de bordo da companhia aérea TAM que inclui revistas, TV, merchandising, ações promocionais e projetos. A revista mensal, produzida pela New Content, apresenta uma abordagem diferente e original no conteúdo editorial sempre focada em temas como turismo, negócios, comportamento, cultura e lazer. Sua tiragem mensal é de 150 mil exemplares, sendo 130 mil em português/inglês e 20 mil em português/espanhol. O público leitor é de mais de 3,3 milhões de leitores.

SOBRE O GRUPO NEW CONTENT

Fundado em 2007 pelos sócios Giovanni Rivetti, Roberto Féres, Edoardo Rivetti e Raphael Alcântara, o Grupo New Content é a primeira holding brasileira de empresas 100% dedicadas a Branded Content. Os sócios são pioneiros na produção de conteúdo customizado e estão há mais de 16 anos no mercado. Focado na criação de estratégias de conteúdo para mídias proprietárias, o grupo New Content produz publicações impressas, vídeos para web, obras audiovisuais, conteúdo mobile e ações para redes sociais. Atualmente, a lista de clientes atendidos inclui TAM, Grupo Amil, Grupo Boticário, Eudora, Bradesco, Google e Vivo.

Acesse 

Revista Tam Viagens

Página da edição 85 da Revista Tam nas Nuvens.
Página da edição 85 da Revista Tam nas Nuvens.
Página da edição 85 da Revista Tam nas Nuvens.
Página da edição 85 da Revista Tam nas Nuvens.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108048 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]