Prefeitura de Feira de Santana publica editais para licitação do sistema de transporte coletivo urbano

Prefeito José Ronaldo de Carvalho durante coletiva sobre licitação do transporte público de Feira de Santana.Prefeito José Ronaldo de Carvalho durante coletiva sobre licitação do transporte público de Feira de Santana.

A Prefeitura Municipal faz, nesta quarta-feira (21/01/2015), a publicação dos editais de licitação do sistema de transporte coletivo urbano de Feira de Santana. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 20, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, em entrevista coletiva concedida no Paço Municipal Maria Quitéria.

O processo licitatório, com base na lei federal 8.666/93, permite a participação de qualquer empresa interessada, desde que preencha os requisitos pré-estabelecidos.

Dentre os critérios adotados, ganha pontos, por exemplo, a empresa que fizer maior aproveitamento da mão-de-obra atual e que diminua a idade média dos ônibus, de 7 para 5 anos de fabricação. Quanto maior for o número de veículos novos apresentados, maior  a pontuação na concorrência. Também ganha pontos dentro do critério técnico e de oferta, a empresa que demonstrar capacidade para operar o sistema no menor espaço de tempo possível.

Serão dois lotes. Entretanto, uma mesma empresa não poderá ganhar os dois lotes. Caso isso aconteça, a vencedora terá que optar. O contrato será de 15 anos, com direito a renovação. Cabe ao poder público municipal decidir pela renovação ou não do contrato.

Segundo a comissão encarregada do processo licitatório, o prazo para a licitação é de 45 dias, devendo ocorrer em 16 de março próximo. O contrato atual com as empresas que estão explorando o sistema vai até o dia 15 de fevereiro. Caso haja necessidade a Procuradoria Geral do Município poderá emitir parecer concedendo prorrogação do prazo até que se conclua todo o processo licitatório.

A licitação também prevê, além da renovação da frota, condições compatíveis com a modernidade do sistema BRT, que será implantado em Feira de Santana. “O objetivo é concluir todo o processo licitatório o mais rápido possível para que o Sistema de Transporte Urbano da cidade inicie a nova fase dentro de um padrão de excelência, antes que se encerre o primeiro semestre do ano”, destacou o prefeito José Ronaldo.

Confira áudio com as declarações do prefeito José Ronaldo

Confira áudio com a entrevista com o secretário de planejamento

Prefeito José Ronaldo de Carvalho e secretário Carlos Brito. Secretário foi responsável pelo planejamento da concessão pública.

Prefeito José Ronaldo de Carvalho e secretário Carlos Brito. Secretário foi responsável pelo planejamento da concessão pública.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]