‘Noite da Beleza Negra’ celebra cultura afro em Salvador

Apresentação cultural durante 'Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê'.
Apresentação cultural durante 'Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê'.
Apresentação cultural durante 'Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê'.
Apresentação cultural durante ‘Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê’.

O governador Rui Costa participou na noite deste sábado (24/01/2015) da 36ª edição da Noite da Beleza Negra, em que acontece o concurso do Ilê Aiyê para eleger a ‘Deusa do Ébano’ – a rainha do bloco afro que vai participar do Carnaval e eventos de 2015. A festa realizada na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador, tem patrocínio do Governo da Bahia e governo federal.

Rui Costa destacou a importância do evento para a afirmação da cultura negra. “O Ilê é um símbolo da Liberdade e da Bahia. A Noite da Beleza Negra é sempre um marco que antecede o nosso Carnaval e é importante para a afirmação da mulher negra, tão fundamental para a história do Brasil”. A edição deste ano homenageia mulheres negras como a atriz Zezé Mota, a sambista Dona Ivone Lara e a sacerdotisa e líder religiosa do Ilê Aiyê, Mãe Hilda.

As 15 finalistas foram selecionadas entre 60 candidatas inscritas. Após serem apresentadas ao público em desfile virtual, elas demonstraram a beleza e desenvoltura com vestimentas e dança afro. Além da escolha da ‘Deusa do Ébano’, o público da Senzala do Barro Preto assiste shows da Banda Aiyê, do cantor baiano Lazzo Matumbi e do jamaicano Dr. Norris Weir.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120470 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.