Ministro da Educação e governador discutem ampliação de políticas educacionais na Bahia

Governador Rui Costa e o ministro da Educação, Cid Gomes visitam o Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Governador Rui Costa e o ministro da Educação, Cid Gomes visitam o Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Governador Rui Costa e o ministro da Educação, Cid Gomes visitam o Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Centro de mídia de educação do Governo da Bahia.
Centro de mídia de educação do Governo da Bahia.

No dia em que completa 31 anos de criação, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Avenida Paralela, em Salvador, recebeu a visita do ministro da Educação, Cid Gomes, do governador da Bahia, Rui Costa, e do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. A primeira visita do ministro à Bahia, nesta sexta-feira (23/01/2015), teve como objetivo estreitar a parceria entre o Governo Federal e o Estado para o fortalecimento de projetos educacionais prioritários para a Bahia, como o Pacto com Municípios pela Alfabetização, Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Ressignificando a Aprendizagem, Educação Integral e, em especial, o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvidos pela Secretaria da Educação.

Durante a visita, o ministro lembrou a importância de reconhecer e multiplicar experiências exitosas no Brasil, a exemplo do trabalho do EMITec, que leva o ensino médio, por meio de teleaulas, para áreas remotas da Bahia. “Há no Brasil excelentes experiências que estão dando bons resultados, e eu quero conhecer cada uma delas. O EMITec é um projeto que deve ser replicado, deve ser colocado à disposição, na busca pela melhoria do ensino básico em nosso país”, disse Cid Gomes.

Na ocasião, o ministro visitou as instalações do IAT, os estúdios do EMITec e conheceu, ainda, os projetos de criação do Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais, que vai abrigar as atividades do EMITec, da Educação Profissional e de toda a rede de educação básica, incluindo a Rede Anísio Teixeira, que, desde 2011, já disponibilizou mais de 3 mil conteúdos educacionais digitais para professores e estudantes, incluindo todas as áreas do conhecimento do ensino médio.

“O Ministério da Educação terá toda a sensibilidade no sentido de apoiar a implantação do Centro de mídias, que vai dar mais alcance e melhor estrutura ao Instituto Anísio Teixeira, para divulgar e difundir o uso de mídias”, afirmou o ministro.

O governador Rui Costa falou sobre o alcance do projeto. “A nossa expectativa é ter a construção de um grande Centro de Mídias para que a nossa produção de conteúdos aumente e, portanto, possamos possibilitar o acesso de toda a rede pública estadual e municipal a vídeos e mídias educacionais”, declarou. A expectativa é que o Centro conte com um investimento de, aproximadamente, R$ 60 milhões para a construção de um prédio de seis andares, com salas e equipamentos especiais para produção e transmissão de conteúdos educacionais.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, demonstrou a satisfação com o reconhecimento do EMITec. “O trabalho que o ministro viu aqui do EMITec está sendo premiado nacional e internacionalmente. É um projeto de referência, hoje, reconhecido pelo ministro, que se propõe a contribuir com o seu fortalecimento e replicá-lo em outros estados”, afirmou, destacando a ampliação do projeto, que, em 2015, deverá contar com mais de 600 telessalas.

EMITec – O projeto foi implantado pela Secretaria da Educação do Estado, em 2010. Graças a esta tecnologia, mais de 17.377 estudantes já concluíram o ensino médio em salas de aula instaladas em áreas remotas da Bahia, com conteúdo pedagógico especialmente preparado por professores da rede estadual de ensino e a vantagem de estar perto de casa. Aliando tecnologia e interatividade, o EMITec já chegou a 150 municípios e 430 localidades distantes da capital. O projeto vence a dimensão geográfica da Bahia, que detém a maior população rural do País (cerca de 3,7 milhões de habitantes), e supera a carência de docentes habilitados em diferentes componentes curriculares, em áreas afastadas dos grandes centros urbanos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]