Metrô de Salvador atinge a marca de três milhões de passageiros

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Metrô de Salvador transporta três milhões de passageiros.
Metrô de Salvador transporta três milhões de passageiros.
Metrô de Salvador transporta três milhões de passageiros.
Metrô de Salvador transporta três milhões de passageiros.

Em operação assistida desde junho de 2014, o Metrô de Salvador atingiu a marca de três milhões de viagens na tarde desta quarta-feira (28/01/2015). Entre as estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro, cerca de 26 mil pessoas utilizam diariamente os vagões que percorrem a Linha 1, um aumento de aproximadamente 500 % desde o início da operação no ano passado.

Um desses passageiros é o ambulante de 38 anos, Joilson das Neves Bahia, que marcou simbolicamente o passageiro de número 3 milhões. Entre os pontos de parada do metrô, a Lapa foi o que mais contribuiu para a marca, com cerca de 1,1 milhão de passageiros, seguido pela Estação de Brotas (558 mil usuários).

Deficiente visual, Joilson afirmou que o metrô melhorou muito sua mobilidade na cidade e elogiou a qualidade do serviço prestado. “O metrô me deu a possibilidade de circular livremente porque, além de ser ajudado pelos funcionários da estação e dentro dos vagões, consigo me localizar através do piso tátil e avisos sonoros”. Ele embarca na Estação do Retiro, a última inaugurada – no dia 25 de agosto de 2014 – no trajeto até a instituição que frequenta, no Campo da Pólvora.

Linha 2

Além das cinco estações em funcionamento de segunda a sexta-feira das 8 às 18h, o Governo do Estado está investindo na construção das estacões de Bom Juá, que vai ser entregue em março, e a de Pirajá, com prazo de conclusão previsto para junho deste ano. Ainda pensando em melhorar e aumentar os investimentos em mobilidade na capital baiana, o governador Rui Costa assina, no dia 5 de fevereiro, a ordem de serviço para a Linha 2, que ligará o Acesso Norte ao Aeroporto de Salvador.

Segundo o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, desde o início da operação, a ampliação dos serviços, com a inauguração das estações, e do horário de atendimento até 18h, a população tem se adaptado e utilizado cada vez mais o metrô como meio de integração às outras modalidades de transporte público. “Temos conseguido operar um sistema de qualidade, que oferece mais mobilidade na capital. Além disso, o atendimento é um dos nossos pontos fortes”.

Carnaval

No período do Carnaval, o Metrô de Salvador funcionará em horário especial, das 8 às 2h do dia seguinte. O serviço terá esse esquema entre a quinta-feira de folia até 2h da Quarta-Feira de Cinzas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113812 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]