Mais de 240 casos de Aids são registrados em Feira de Santana em 2014

Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA — em inglês acquired immunodeficiency syndrome - AIDS).
Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA — em inglês acquired immunodeficiency syndrome - AIDS).

Exatos 242 novos casos de HIV foram registrados no ano passado, em Feira de Santana, pelo Programa Municipal DST/HIV/Aids. Em 2013 foram diagnosticadas com a doença 230 pessoas. O programa realizou, durante a campanha “Dezembro Vermelho”, mais de 400 testes rápidos, dos quais sete foram positivos.

Preocupada com as informações, a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) alerta população sobre importância do uso da camisinha. “O uso de preservativos nas relações sexuais é de extrema importância para o combate às doenças sexualmente transmissíveis, a exemplo da Aids. O sexo sem proteção é um perigo! Quando a dúvida existe, é melhor realizar um teste rápido que identifica o HIV, pois a identificação na fase inicial da doença é sinônimo de tratamento com maiores chances de sucesso. A Aids não tem cara, nem cor, nem idade e nem sexo. Por isso, todo cuidado é pouco. O carnaval está chegando. Previnam-se!”, afirma a parlamentar.

Aids é uma deficiência no sistema imunológico, associada à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções e câncer. O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno; nas relações homossexuais ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha; através do compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis; na transfusão de sangue contaminado; com o uso de instrumentos que cortam ou furam não esterilizados, e da mãe infectada para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

O que é aids

A Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA — em inglês: acquired immunodeficiency syndrome – AIDS) é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.

Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111025 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]