Inspirado em texto de Caio Fernando Abreu, monólogo Dama da Noite estreia em Salvador com entrada gratuita

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Cena da peça teatral 'Dama da noite'.
Cena da peça teatral 'Dama da noite'.
Cena da peça teatral 'Dama da noite'.
Cena da peça teatral ‘Dama da noite’.

Estreia em Salvador, nesta sexta-feira (30/01/2015), o premiado espetáculo paulista Dama da Noite, monólogo inspirado no conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. Com atuação e codireção de Luiz Fernando Almeida e direção de André Leahun, a peça aborda a história de uma mulher da noite, cercada de angústias e aflições, e poderá ser conferida no Cine-teatro Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas, às 20h30, com entrada gratuita. O espetáculo integra a programação do evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano II, que celebra o Dia Nacional da Visibilidade Travesti e Trans, e acontece nesta quinta e sexta (29 e 30),

Sucesso de público e crítica, e ainda inédito em Salvador, o monólogo – um dos textos mais importantes de Caio Fernando Abreu – é protagonizado pelo ator Luiz Fernando Almeida e dirigido por André Leahun. No palco, o ator da vida à personagem e suas angústias, um ser humano que não se sente inserido no mundo que vê e vive – e que o vê de volta. A interpretação do cenário fica a cargo do espectador: é uma residência, mas pode ser também um clube ou o que a imaginação do público desejar. A proximidade entre ator e público favorece o diálogo e a interação, em clima intimista.

Traços característicos da obra de Caio Fernando, sentimentos como a solidão, a angústia, a tristeza e a rejeição, são preservados na montagem de Leahun. A Dama da Noite fala de si, mas é universal por carregar esses sentimentos. “Olha bem pra mim, eu tenho cara de quem escolheu alguma coisa na vida?”, questiona a personagem.

Reconhecimento de público e crítica – O espetáculo ganhou o segundo lugar no Prêmio Nacional de Cultura de Mogi das Cruzes, na categoria Teatro Adulto, em 2011 e também foi indicado ao premio Papo Mix da Diversidade Sexual na categoria Melhor Espetáculo Teatral em 2012. No teatro desde 1990, Luiz Fernando recebeu o Prêmio Plínio Marcos de Melhor Ator Coadjuvante pelo espetáculo “Quando os olhos se fecham” (2009). No XVIII Festac também foi escolhido Melhor Ator Coadjuvante por “O que terá acontecido a Rosemary?” (2010).

Dama da Noite também foi citado entre os 10 melhores espetáculos de São Paulo, integrando a lista do critico Rodolfo Lima (Mix Brasil). Em 2013 foi indicado ao premio Aplauso Brasil, como os Melhores em Cartaz em São Paulo, sendo finalista nas seguintes categorias: Direção, Figurino e Melhor Ator (quando Luiz Fernando Almeida concorreu com nomes como Luis Melo e Wilson de Santos).

Visibilidade Travesti e Trans – A peça integra as atividades do evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências, idealizado pela jornalista e cineasta Ceci Alves, e dedica dois dias ao universo trans, suas nuances e peculiaridades, para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Travesti e Trans, comemorado nesta quinta-feira (29). Realizado pela Obá Cacauê Produções, através do edital Arte Todo Dia, da Fundação Gregório de Matos, o evento traz debates, pocket-show, performances, mostra de filmes, videoclipe e teatro, para abordar, por meio da arte, o tema Visibilidade contra a Discriminação. Todas as atividades são gratuitas.

Agenda

O Que: Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano II

Quando: 29 e 30 de janeiro de 2015, sempre das 19h às 22h

Onde: Cine-teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, Ano II

Informações e programação: www.facebook.com/events/1534597110124428/?fref=ts

Entrada gratuita.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123095 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.