Incentivo federal visa ampliar transplante de medula óssea

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Deputada Graça Pimenta destaca o significado da iniciativa.
Deputada Graça Pimenta destaca o significado da iniciativa.
Deputada Graça Pimenta destaca o significado da iniciativa.
Deputada Graça Pimenta destaca o significado da iniciativa.

O Ministério da Saúde vai investir R$ 240 mil para abertura de cada novo leito ou ampliação dos já existentes destinados a transplantes de medula óssea entre doadores e receptores sem ligação familiar. O recurso garante também a compra de equipamentos e materiais; a criação e a melhoria da qualificação da equipe de atendimento, além de permitir a reforma e/ou construção dos Centros de Transplantes, que hoje são 27 unidades.

Vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa durante todo o mandato, a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) destaca o significado da ação. “Segundo notícias divulgadas sobre o assunto, a expectativa do Ministério da Saúde é praticamente triplicar os leitos existentes, passando de 88 para 250. Isso significa um avanço muito grande no setor. É uma nova esperança para as pessoas que necessitam do transplante de medula óssea”, pontua.

Os hospitais interessados em receber o recurso devem entregar um projeto ao Ministério da Saúde, se comprometer a habilitar cinco leitos e a fazer por ano no mínimo dez transplantes de medula óssea não aparentado, considerado o mais complexo. O transplante de medula óssea é um procedimento de alta complexidade, pois o paciente transplantado tem a sua capacidade de resposta imunológica praticamente zerada, o que exige uma infraestrutura hospitalar que atenda requisitos de segurança como isolamento e uma equipe multidisciplinar qualificada para garantir o sucesso do procedimento.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]