Grandes consumidores criticam fim do repasse do Tesouro ao setor elétrico

Reprodução de página na internet da Abrace.
Reprodução de página na internet da Abrace.
Reprodução de página na internet da Abrace.
Reprodução de página na internet da Abrace.

A Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livre (Abrace) criticou na quarta-feira (14/01/2015) a decisão do Tesouro Nacional de não repassar recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que subsidia as tarifas de luz. A informação foi reiterada ontem (13/01/2015) pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Os associados da Abrace representam 20% de toda energia consumida no Brasil – 45% do consumo de energia elétrica e 40% da energia térmica da indústria brasileira. Em nota, o presidente executivo da Abrace, Paulo Pedrosa, disse que a decisão é “muito preocupante”. Segundo a associação, a medida pode resultar em aumento médio de 20% nos custos de energia pagos pelas indústrias.

“A decisão acirra as condições de falta de competitividade do setor produtivo brasileiro frente a competidores externos, inclusive porque ocorre num momento em que muitos dos concorrentes se beneficiam de preços mais baixos da energia, por causa da queda nas cotações do petróleo”, ressaltou Pedrosa na nota da Abrace.

Ao comentar a decisão, Levy afirmou que as sucessivas ajudas do Tesouro ao setor elétrico provocaram distorções no mercado de energia e a reincorporação de encargos energéticos às tarifas. “As despesas da CDE podem ser supridas pelos contribuintes ou pelos consumidores. Só que é menos eficiente ser suportada pelo contribuinte. Na situação atual, é um volume de despesas significativo”, justificou o ministro.

Nesta quarta-feira, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, informou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda avalia a aprovação da CDE e só depois deverá definir os percentuais de reajuste das tarifas.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115081 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.