Fortaleza: Premiado mundialmente, AcquaCirco é marco para a Arquitetura do Conteúdo no Brasil

AcquaCirco é marco para a Arquitetura do Conteúdo no Brasil.
AcquaCirco é marco para a Arquitetura do Conteúdo no Brasil.
AcquaCirco é marco para a Arquitetura do Conteúdo no Brasil.
AcquaCirco é marco para a Arquitetura do Conteúdo no Brasil.

Uma das atrações turísticas mais premiadas do país, o AcquaCirco, do Beach Park, em Fortaleza, completa três anos neste verão como uma referência de criatividade. Idealizado pela IMAGIC!,empresa líder em Arquitetura do Conteúdo na América Latina, o espaço infantil se destaca em meio às diversas áreas temáticas do parque.

Em 2011, quando foi inaugurada, a atração foi reconhecida por algumas das mais importantes instituições especializadas em entretenimento no planeta, entre elas a World Waterparks Association, associação de parques aquáticos que elegeu a atração como a mais inovadora do mundo.

A IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attractions), principal entidade internacional ligada a parques de diversão, também entregou dois dos seus mais importantes prêmios ao projeto cearense: o de Best New Product (Melhor Novidade), como a obra mais bem-sucedida entre 24 atrações temáticas internacionais, e o Impact Award, troféu de Atração Mais Impactante do Mundo no Ano, superando concorrentes de 93 países, incluindo a Disney.

A consagração do playground foi um marco importante na consolidação da Arquitetura do Conteúdo no Brasil. Grande especialidade da IMAGIC!, o conceito reúne, em doses calculadas, elementos de Marketing, Arquitetura e Entretenimento como ferramentas de criação e pensamento para lidar com os mais diferentes tipos de projetos e comunicar ideias, fatos e emoções.

No caso da AcquaCirco, a Arquitetura do Conteúdo pode ser notada em cada detalhe. Instalado em uma área de 1.300 metros quadrados, o local é considerado o maior playground aquático infantil do mundo, com 52 diferentes brinquedos interligados e capacidade para receber cerca de 430 pessoas.

“O AcquaCirco não se limita a ser um playground, ele é um mundo à parte, que une a magia e o encantamento do circo com a diversão dos brinquedos aquáticos. Para chegar nesse resultado, não pudemos pensar na obra apenas como arquitetos. As cores são muito importantes, assim como a interatividade e os recursos tecnológicos das atrações. Dentro dessa complexidade, para alcançar o máximo de eficiência em nossos objetivos, foi fundamental o conhecimento em Entretenimento e Marketing”, explica Leonardo Fontenele, CEO da IMAGIC!.

Todo o material utilizado se destaca pela alta qualidade técnica e tecnologia de última geração. Essa estrutura possibilita que crianças de até 12 anos brinquem e impulsionem a imaginação em uma atmosfera única, enquanto os pais acompanham tudo confortavelmente ao redor da atração.

Temas circenses estão presentes em brinquedos como canhões, jatos, duchas, chafarizes, escorregadores, túneis, pedalinhos fixos e gangorras. Uma piscina rasa central, coberta por duas lonas estilizadas, representa o grande picadeiro e oferece proteção solar. O “mundo de fantasia” conta ainda com mascotes do Beach Park como a Dona Foca, mestre de cerimônias apresentada logo na entrada.

Fontenele empregou no AcquaCirco a experiência de quem atuou no desenvolvimento de grandes atrações temáticas ao redor do mundo. O fundador e CEO da IMAGIC! acumula passagens pelo núcleo de design da Walt Disney Company, o curso de pós-graduação em Entertainment Design, na Harvard University (Boston,EUA), e a atuação como Chairman da Divisão Latino-americana da Associação Mundial de Entretenimento Temático (Themed Entertainment Association – TEA).

“Projetos como esse ainda são raros no Brasil, um mercado arquitetônico que experimenta pouco a utilização de elementos de Entretenimento e Marketing de forma integrada. Foram necessárias décadas de estudo e preparação até alcançarmos o know-how necessário para desenvolver no nosso país atrações à altura de grandes parques do mundo. As premiações conquistadas não nos deixam dúvidas de que, no caso do AcquaCirco, conseguimos realizar essa missão”, comemora Fontenele.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108014 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]