Feira de Santana: Grupo Roça Fest confirma presença na Festa de Reis de Tiquaruçu

Grupo Roça Fest confirma presença na Festa de Reis de Tiquaruçu.
Grupo Roça Fest confirma presença na Festa de Reis de Tiquaruçu.
Grupo Roça Fest confirma presença na Festa de Reis de Tiquaruçu.
Grupo Roça Fest confirma presença na Festa de Reis de Tiquaruçu.

Pelo segundo ano, o Grupo Roça Fest confirma presença na Festa de Reis de Tiquaruçu, distrito de Feira de Santana, que acontece nos dias 10 e 11 de janeiro de 2015, com diversas manifestações culturais. No dia 11, no domingo, após a missa, a partir das 14 horas, o Roça Fest, se apresenta ao lado da Igreja da Matriz, com o encontro de Samba de Roda, que irá homenagear a festa e divulgar a cultura popular.

Para esta edição, três comunidades estão confirmadas para fazer o Roça Fest, em Tiquaruçu. A comunidade de Jenipapo, Candeia Grossa e Capim Grosso vão fazer todos sambarem até o anoitecer. O grupo organizado Roça Fest vende as camisas por 13,00 reais, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (SINTRAF FEIRA), através do responsável Antônio Silva idealizador do Roça Fest.

“Estamos fortalecendo a cultura popular e as manifestações populares por toda a zona rural de Feira de Santana é uma forma da nova geração, jovens e adolescentes, além dos mais antigos vivenciarem o que sempre fez parte dos festejos populares das zonas rurais, não desmerecemos os novos hits, queremos incorporar a nova cultura para nova geração”, explicou Antônio Silva coordenador do Roça Fest.

A Folia de Reis é uma festa de origem portuguesa ligada às comemorações do Natal. No Brasil, segundo a tradição, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre as cidades entoando versos de festejos à visita dos reis magos ao Menino Jesus. Os versos declamados são preservados de geração em geração por tradição oral.

Os instrumentos utilizados são viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros. Os personagens – mestre, contramestre, três reis magos, palhaço, e foliões – trajam roupas coloridas. Ainda neste Dia dos Santo Reis, a tradição pede que todos os enfeites natalinos: árvores, luzes e presépios, por exemplo, sejam guardados até o próximo Natal.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112810 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]