Feira de Santana: Encontro Estadual do MST reúne 800 pessoas na UEFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cenas do Encontro Estadual do MST, em Feira de Santana.
Cenas do Encontro Estadual do MST, em Feira de Santana.

Cerca de 800 pessoas de diversas regiões da Bahia participam, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), do 27º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST-BA. As atividades, iniciadas quinta-feira (15) e que prosseguem até domingo (18/01/2015), no Auditório Central, envolvem debates acerca da organização política e agrária brasileira e também da luta em defesa da reforma agrária popular.

O encontro promove a reflexão sobre “o que fizemos no ano anterior, a análise da conjuntura atual e a definição de estratégias de atuação para o próximo período”, conforme explica Evanildo Costa, membro da Coordenação Estadual do MST. “O nível das discussões está excelente”, avaliou.

Joeli Santana, do município de Paulo Afonso, afirmou que os debates “têm tido ampla participação, o que reforça o ânimo de todos”. Ele revelou que Paulo Afonso está presente com um grupo de 38 pessoas. Jussara Rocha, que integra o grupo de 32 pessoas do município de Queimadas, afirmou que o evento “trás unidade para os trabalhos neste novo período”.

Quinta-feira, na cerimônia de abertura, o reitor José Carlos Barreto destacou que a Uefs tem fortalecido o relacionamento com os movimentos sociais nos últimos oito anos. Barreto citou a turma especial de Direito para beneficiários da Reforma Agrária, que tem como público alvo a população jovem e adulta das famílias beneficiárias dos projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC). A primeira turma já está com praticamente metade do curso concluída.

Participaram também da mesa de abertura Vera Lúcia Barbosa, (secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial – Sepromi), Jerônimo Rodrigues (secretário Estadual de Desenvolvimento Rural – SDR e professor da Uefs) e Luís Gurgé (superintendente do Incra/BA).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]