Congresso discute crise no futebol baiano; Evento ocorre em Feira de Santana

Ao centro, Jair Cezarinho, organizador do congresso.
Ao centro, Jair Cezarinho, organizador do congresso.

A profunda crise pela qual passa o futebol baiano, com os dois principais clubes (Bahia e Vitória) rebaixados para a segunda divisão, se tornou o centro das atenções do 1º Congresso de Cronistas Esportivos, realizado na manhã deste sábado (17/01/2015), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS). O evento contou com apoio do Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom).

O evento reuniu os principais dirigentes de entidades esportivas e de cronistas esportivos da Bahia e do Brasil, além de representantes de diversos clubes profissionais e a imprensa. Juntos, discutiram a crise no futebol brasileiro e as alternativas de soluções para os problemas enfrentados pelos clubes baianos.

O presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, destacou a importância da iniciativa e a necessidade de qualificação da gestão visando fazer frente aos problemas vivenciados pelo futebol profissional. E conclamou os clubes a verem a imprensa como aliada, não somente ouvindo críticas como também alternativas de soluções para os problemas.

Já o presidente da Associação Baiana de Cronistas Esportivos (ABCD) e vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB), Márcio Martins, observou que o evento ganhou corpo e chamou a atenção para a necessidade de participação de representantes das entidades em função da crise que atinge não somente no futebol na Bahia como no Brasil. “Este não é um problema pontual na Bahia. O Bahia e o Vitória, por exemplo, não caíram para a segunda divisão de uma hora para outra. Nos últimos 10 anos, passaram muito mais tempo fora do que dentro da primeira divisão”, analisou.

A adoção de ações, a partir da promoção do evento, visando a reestruturação do futebol profissional baiano também foi destaque do comentarista esportivo Jorge San Martins, da TVE. Ele observou que a partir de agora “algo deverá ser feito”.

Organizador do evento, Jair dos Santos Cezarinho, da Associação Baiana de Imprensa – Seccional Norte/Nordeste, destacou a importância do primeiro evento ser realizado em Feira de Santana. “Estiveram na cidade, durante o evento, nomes nacionais que dirigem o esporte”.

Durante o evento também estiveram presentes o jornalista, advogado e comentarista esportivo Dilson Barbosa, que atuou na cobertura de várias Copas do Mundo; o comentarista da SporTV, blogueiro do Futebol Caipira e presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, Luiz Adelmar; o presidente da ACEB e comentarista da Rádio Globo RJ, Eraldo Leite, e diversos outros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120546 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.