Feira de Santana: congresso discute crise no futebol baiano

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Ao centro, Jair Cezarinho, organizador do congresso.
Ao centro, Jair Cezarinho, organizador do congresso.
Ao centro, Jair Cezarinho, organizador do congresso.
Ao centro, Jair Cezarinho, organizador do congresso.

A profunda crise pela qual passa o futebol baiano, com os dois principais clubes (Bahia e Vitória) rebaixados para a segunda divisão, se tornou o centro das atenções do 1º Congresso de Cronistas Esportivos, realizado na manhã deste sábado (17/01/2015), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS). O evento contou com apoio do Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom).

O evento reuniu os principais dirigentes de entidades esportivas e de cronistas esportivos da Bahia e do Brasil, além de representantes de diversos clubes profissionais e a imprensa. Juntos, discutiram a crise no futebol brasileiro e as alternativas de soluções para os problemas enfrentados pelos clubes baianos.

O presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, destacou a importância da iniciativa e a necessidade de qualificação da gestão visando fazer frente aos problemas vivenciados pelo futebol profissional. E conclamou os clubes a verem a imprensa como aliada, não somente ouvindo críticas como também alternativas de soluções para os problemas.

Já o presidente da Associação Baiana de Cronistas Esportivos (ABCD) e vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB), Márcio Martins, observou que o evento ganhou corpo e chamou a atenção para a necessidade de participação de representantes das entidades em função da crise que atinge não somente no futebol na Bahia como no Brasil. “Este não é um problema pontual na Bahia. O Bahia e o Vitória, por exemplo, não caíram para a segunda divisão de uma hora para outra. Nos últimos 10 anos, passaram muito mais tempo fora do que dentro da primeira divisão”, analisou.

A adoção de ações, a partir da promoção do evento, visando a reestruturação do futebol profissional baiano também foi destaque do comentarista esportivo Jorge San Martins, da TVE. Ele observou que a partir de agora “algo deverá ser feito”.

Organizador do evento, Jair dos Santos Cezarinho, da Associação Baiana de Imprensa – Seccional Norte/Nordeste, destacou a importância do primeiro evento ser realizado em Feira de Santana. “Estiveram na cidade, durante o evento, nomes nacionais que dirigem o esporte”.

Durante o evento também estiveram presentes o jornalista, advogado e comentarista esportivo Dilson Barbosa, que atuou na cobertura de várias Copas do Mundo; o comentarista da SporTV, blogueiro do Futebol Caipira e presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, Luiz Adelmar; o presidente da ACEB e comentarista da Rádio Globo RJ, Eraldo Leite, e diversos outros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]