Em nota, FENAJ lamenta mortes e condena ataque à revista francesa

Protesto "Je suis Charlie" (Eu sou Charlie).
Protesto "Je suis Charlie" (Eu sou Charlie).
Protesto "Je suis Charlie" (Nós todos somos Charlie".
Protesto “Je suis Charlie” (Eu sou Charlie).

Confira nota da Federação Nacional dos Jornalistas, FENAJ sobre assassinatos de jornalistas na França.

FENAJ lamenta mortes e condena ataque à revista francesa 

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudia e condena o ataque à revista francesa Charlie Hebdo ocorrido na manhã desta quarta-feira, 7 de janeiro de 2015, que resultou na morte de 12 pessoas e deixou, pelo menos, outros dez feridos. Entre os mortos estão cinco jornalistas — os cartunistas Charlie Hebdo Charb (Stéphane Charbonnier), Cabu (Jean Cabut), Wolinski (Georges Wolinski), e Tignous (Bernard Verlhac) e o repórter Bernard Maris –, outros cinco funcionários da revista e dois policiais que faziam a segurança do editor Stephane Charbonnier, que estava sob proteção policial.

O editor da Charlie Hebdo vinha recebendo ameaças de morte e a revista já havia sido vítima de ameaças e de atentados anteriormente. Suspeita-se que o ataque de hoje, como os anteriores, tenham sido motivados pelas sátiras ao profeta Maomé.

A FENAJ repudia a violência contra jornalistas, alertando a sociedade para o perigo da intolerância (seja política, religiosa ou de qualquer natureza) e do obscurantismo, que tem gerado ataques às liberdades de expressão e de imprensa em todo o mundo.

A FENAJ soma-se à Federação Internacional dos Jornalistas e à Federação Européia dos Jornalistas na solidariedade aos familiares das vítimas e no firme propósito de que os criminosos sejam identificados e punidos. A polícia francesa ainda não identificou os dois homens que entraram na sede da revista, em Paris, e atiraram contra todos que estavam presentes, fugindo em um carro, conduzido por um terceiro homem. É preciso rigor nas investigações para que este crime brutal não fique impune. A impunidade alimenta a violência contra jornalista.

Brasília, 7 de janeiro de 2015.

Diretoria da FENAJ.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112879 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]