Cultura e debates marcam passagem do Dia Nacional da Visibilidade Trans na Bahia

Certificados do curso trans são entregues.
Certificados do curso trans são entregues.

A coordenadora do Núcleo LGBT da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Paulett Furacão, a primeira transsexual nomeada servidora pública do Estado da Bahia, participa das comemorações pelo Dia Nacional da Visibilidade Travesti e Trans – 29 de janeiro de 2015. A data será comemorada em Salvador com a 3ª edição do evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências, realizado pela Obá Cacauê Produções, nos dias 29 e 30 de janeiro. Da programação constam mostra de filmes, apresentações teatrais, shows e debates que abordam os temas da diversidade e combate à homo, bi, lesbo e transfobia.

Para Paulett Furacão, a realização de atividades culturais que abordam as questões da diversidade ajudam no combate à homofobia e na construção de políticas públicas para o segmento. “O Governo do Estado da Bahia, através da SJDHDS, vem trabalhando para combater a transfobia e também para promover o crescimento de políticas afirmativas para o segmento. Os cursos e capacitações que foram realizados colaboraram para a inserção de travestis e trans no mercado de trabalho”, disse Paulett, referindo-se aos cursos de língua estrangeira (inglês e espanhol) e ao 1º Curso de Capacitação Profissional em Auxiliar Administrativo para Transexuais e Travestis. Segundo ela, essas ações visam reduzir a violência e garantir os direitos da população LGBT.

No primeiro dia do evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências, será realizada a mesa de debates Visibilidade Trans e a Zero Discriminação, com as participações de Javier Angonoa, consultor do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), de Ariane Senna, educadora social da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), e de Luiz Fernando Almeida, ator e codiretor do espetáculo Dama da Noite.

Já no dia 30, Ações Visíveis para o Público Trans será o tema do debate conduzido por Paulett Furacão, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da População LGBT da SJDHDS. Também participam Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), e João Figuer, ator e diretor teatral.

As atividades do evento acontecem no Cine-teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, das 19h às 22h, com entrada gratuita.

O Dia Nacional da Visibilidade Travesti e Trans foi instituído pelo Movimento LGBT em 2004, no Congresso Nacional, através do Ministério da Saúde, quando foi lançada uma campanha pela cidadania e saúde para o público de travestis e transexuais. A campanha foi intitulada Travesti e Respeito. A data tem como objetivo ressaltar a importância da visibilidade e o respeito aos travestis e transexuais na sociedade brasileira.

Paulett Furacão, a primeira transsexual nomeada servidora pública do Estado da Bahia, participa das comemorações.
Paulett Furacão, a primeira transsexual nomeada servidora pública do Estado da Bahia, participa das comemorações.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]