Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 28 janeiro de 2015

O coronel Adelmário Xavier e Alfreda comemoraram os trinta anos de casados.
O coronel Adelmário Xavier e Alfreda comemoraram os trinta anos de casados.
Dom Itamar Vian à espera do novo arcebispo dom Zanoni Demettino.
Dom Itamar Vian à espera do novo arcebispo dom Zanoni Demettino.
O CEO da Artecapital André Mascarenhas, preparando os convites da inaguração da nova sede.
O CEO da Artecapital André Mascarenhas, preparando os convites da inaguração da nova sede.
O coronel Adelmário Xavier e Alfreda comemoraram os trinta anos de casados.
O coronel Adelmário Xavier e Alfreda comemoraram os trinta anos de casados.

Volta às aulas 

Diversas escolas particulares iniciaram o ano letivo ontem, outras, assim como a rede pública, na próxima segunda-feira,2. Os pais que ainda não se adiantaram terão que administrar em fevereiro mais uma conta no orçamento doméstico, as listas de materiais e os uniformes. O período não é favorável, como lembra o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina – FASM, Reginaldo Gonçalves.

“Com a alta dos juros e dos índices inflacionários em janeiro, os pais precisam estar ainda mais atentos com as pesquisas de preço. Optar pelo pagamento à vista é sempre melhor, mas caso não seja possível, informe-se sobre a taxa de juros praticada e procure programar o mínimo de parcelas possíveis”, aconselha. “O ideal é providenciar o material o mais cedo possível, pois não se pode descartar uma nova alta de preços em fevereiro”.

 Artecapital de casa nova

O empresário e publicitário André Mascarenhas dando os últimos retoques na nova sede da Artecapital, embora esta já esteja ocupando as arrojadas instalações. Ao que tudo faz crer a inauguração deverá ser loguinho no início do próximo mês com muita festa.

Nota máxima

 Uma jovem de Salvador, que estudou o ensino fundamental e médio em escolas de Feira de Santana, está entre as 250 pessoas que tiraram a nota máxima na redação do Exame Nacional de Ensino Médio do ano que passou. A estudante de relações internacionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dalila Ribeiro, 20 anos, abordou na redação, cujo tema foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”, o uso propaganda para crianças como estratégia para atingir os pais, que são consumidores finais. A dissertação da estudante teve como base a incompletude da formação cognitiva dos pequenos e a influência que eles têm sobre o consumo da família e na vulnerabilidade dos pais diante de “necessidades” dos filhos. Dalilla, estudou na Escola Despertar até o quinto ano, passou pelos colégios Nobre e Acesso e concluiu o ensino médio no Colégio Gênesis, onde cursou o segundo e terceiro ano, contou que a base que teve na escola a ajudou muito a ter um bom desempenho no exame e que não fez cursos preparatórios. Foi aprovada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Engenharia de Produção na UFS, gosta de ler dramas românticos, suspenses policiais e livros de ação ou aventura.

Baianão sem o Flu

Lamentavelmente, o campeonato baiano que está para se iniciar, não contará com o Fluminense de Feira, que caiu para a segundona. É preciso que os cartolas do Flu repensem o futuro do mais tradicional clube de futebol do interior baiano.

Novo arcebispo

Acolhendo a solicitação de dom Itamar Vian, o Papa Francisco nomeou dom Zanoni Demettino Castro para Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana, transferindo-o da Diocese de São Mateus no Estado do Espírito Santo. Dom Zanoni terá direito sucessório ao Arcebispado de Feira de Santana após a renúncia de Dom Itamar Vian, que deve acontecer depois de agosto de 2015 quando o arcebispo completa 75 anos. Dom Zanoni chega em Feira de Santana no próximo mês de fevereiro.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3217 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.