Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 13 de janeiro de 2015

O irmão Lázaro, bem não assumiu a Câmara, quer ser candidato a prefeito de Feira de Santana.
O irmão Lázaro, bem não assumiu a Câmara, quer ser candidato a prefeito de Feira de Santana.
Estarão chegando de Londres dia 21 próximo, Priscila, Marcio Bahiense e o filho Oliver.
Estarão chegando de Londres dia 21 próximo, Priscila, Marcio Bahiense e o filho Oliver.
O secretario da Fazenda Expedito Eloy anunciando aumento do IPTU pela inflação.
O secretario da Fazenda Expedito Eloy anunciando aumento do IPTU pela inflação.
O irmão Lázaro, bem não assumiu a Câmara, quer ser candidato a prefeito de Feira de Santana.
O irmão Lázaro, bem não assumiu a Câmara, quer ser candidato a prefeito de Feira de Santana.

Aumento do IPTU será pela inflação

O Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana 2015 (IPTU) de Feira de Santana será cobrado de acordo com a inflação. É o que afirma o secretário municipal da Fazenda, Expedito Eloy. Segundo ele, o imposto não sofrerá aumento real e será reajustado em 6,56%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “A aplicação do IPCA é uma obrigatoriedade. A própria Lei de Responsabilidade Fiscal prevê que você tem, na pior das hipóteses, que atualizar as suas rendas próprias com base no índice de inflação. Isso não sendo feito, fica caracterizado improbidade”, explica o secretário Expedito Eloy. De acordo com ele, a expectativa é que este ano haja uma arrecadação no município de R$ 47 milhões. “Em 2014, houve um crescimento imobiliário, embora tímido, na cidade, e o prefeito optou por não conceder um aumento real ao IPTU. Em 2013, ainda com base na lei anterior, nós tivemos 70.906 recebimentos e arrecadamos acima de 21 milhões. Em 2014, superamos os 75 mil recebimentos e arrecadamos acima de R$ 45 milhões”, informou.

Chegando de férias

Estão chegando dia 21 próximos, procedente de Londres, onde residem, a economista Priscila Larangeira Bahiense, que virá acompanhado do seu marido Marcio Bahiense e do filho Oliver. Entre Feira de Santana e Salvador, ficarão durante sessenta dias para rever familiares.

Candidato precoce

O deputado federal Irmão Lázaro (PSC) obteve 25.965 votos em Feira de Santana, muitos deles de evangélicos partidários do prefeito Jose Ronaldo Carvalho (Democratas). Seu partido fez parte da coligação “O Trabalho Vai Voltar”, que elegeu o prefeito em 2012, com a votação de 195.967. Sua votação no município foi menor que a de Colbert Martins Filho (46.642), Fernando Torres (26.856), José Neto (41.991), Carlos Geilson (35.273), Targino Machado (32.054), e mordido pela ‘mosca azul’ já se lança pré-candidato? Mais: se o total de votos deles juntos fosse consolidado ainda perderiam para José Ronaldo. (Deu no Blog Demais).

Prêmio Galinha Pulando  

O Prêmio Galinha Pulando começou em 2005, patrocinado pelo seu organizador Valdeck Almeida de Jesus. Até 2009 cada poeta selecionado recebia um livro de graça. A partir daí, ficou muito caro para Valdeck bancar tudo sozinho. Agora em 2014 veio a ideia de pedir ajuda aos autores e a quem pudesse colaborar comprando antecipado exemplares da antologia poética. Quem participou tem direito a livros e brindes. O apoio principal foi dos escritores Luiz Menezes de Miranda, Janete Serralvo, Rosália Meires Silva, Jânia Maria Souza da Silva e Henrique César Costa Cabral que, através de uma campanha divulgada no site Kickante, contribuíram para tornar realidade mais uma edição do prêmio literário. Sem essa ajuda o sonho talvez não se concretizasse.

Pauta das oficinas

Adereços & turbantes, corte & costura, criação de estampas, customização de acessórios e criação & design de moda estão na pauta das oficinas oferecidas pela plataforma Mundo Afro, da qual participam cinco das mais tradicionais entidades de raiz africana da cidade: Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Ilê Ayê, Malê Debalê e Muzenza. Além de temas ligados à moda e à estética afro, as oficinas ainda oferecem aulas de percussão, regência percussiva, dança, cultura hip hop, canto e yorubá. Os interessados devem correr, pois as vagas são limitadas e já estão quase todas preenchidas. As oficinas são gratuitas e têm duração de seis meses. Os alunos têm ajuda de custo para transporte, além de lanche.

 Data

Misael Tavares, pelo seu aniversário, será homenageado inicialmente, dia 17 de janeiro, sábado, com um almoço, no restaurante Lampião, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, organizado por um grupo de amigos, a noite ganha jantar, na Companhia da Pizza, no Rio Vermelho, organizado pelos seus colegas da Biblioteca da Assembleia Legislativa da Bahia.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3040 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]