Centro de Formação em Artes da FUNCEB apresenta programação especial do verão 2015

Projeto do Governo da Bahia objetiva dar continuidade a qualidade musical dos artistas baianos.Projeto do Governo da Bahia objetiva dar continuidade a qualidade musical dos artistas baianos.
Projeto do Governo da Bahia objetiva dar continuidade a qualidade musical dos artistas baianos.

Projeto do Governo da Bahia objetiva dar continuidade a qualidade musical dos artistas baianos.

De terça a sexta-feira, 27 a 30 de janeiro de 2015, o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), realiza programação especial de verão com foco em conhecimentos musicais. Atividades voltadas para profissionais ou amadores, alunos ou não do CFA, se dividem em encontros, palestras, bate-papos e oficinas sobre diversos temas e técnicas. As ações, que são gratuitas, vão acontecer na sede Escola de Dança da FUNCEB, no Pelourinho (Salvador), e têm vagas limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição antes do início de cada atividade, por ordem de chegada.

Na terça-feira, dia 27, o início é com a Oficina de Improvisação, com 12 vagas, ministrada pelo guitarrista e compositor Mou Brasil, com a participação dos músicos Joander Cruz, Nino Bezerra, Victor Brasil e Reinaldo Boa Ventura, às 10 horas da manhã. Ainda na terça-feira, a partir das 14 horas, o maestro Letieres Leite irá mediar um grande encontro-palestra sobre o mesmo tema, para até 40 pessoas.

Já na quarta-feira, 28 de janeiro, às 10 horas, acontecerá o encontro Locomotiva do Som, com o professor Vinícius Freitas e o grupo de alunos do curso de Prática de Conjunto Avançado do CFA. A atividade, com 12 vagas, tem o objetivo de expandir os conhecimentos harmônicos dos participantes, com enfoque na execução de músicas que marcaram gerações. Depois, às 14 horas, haverá a Oficina de Trombones, com Adailson Rodrigues, também com 12 vagas.

Na quinta-feira, 29, às 10 horas, será formado um grupo de estudos sobre Técnica de Improvisação, com o saxofonista Paulinho Andrade, com 12 vagas. A partir das 14 horas, o público poderá conferir o projeto Quinta Aumentada, que contará com a participação dos professores Edu Fagundes, Asa Branca e convidados.

O último dia de atividades, sexta, 30 de janeiro, será marcado por duas palestras, ambas para até 40 pessoas: a primeira, às 10 horas, sobre a didática no ensino da música, com os professores Asa Branca e Cristina d’Ávila, que tratarão dos pressupostos pedagógicos, epistemológicos e didáticos na formação dos educadores; e a segunda, às 14 horas, terá como tema a prática de conjunto, técnica utilizada no Centro de Formação em Artes, com o professor Alexandre Montenegro.

O CFA e o Programa de Qualificação em Música

O CFA é uma unidade educacional que tem como objetivo dar acesso à educação e à cultura através da ampliação e da democratização de espaços formativos. Seus princípios estão alinhados à política de Educação Profissional da Secretaria de Educação, tendo as artes, nas suas variadas vertentes, como foco prioritário. A metodologia e os princípios do Programa de Qualificação em Música (PQM), por sua vez, se comprometem com a valorização das matrizes populares e africanas, num conceito contemporâneo. O programa, iniciado em 2011, já atendeu mais de 800 alunos, entre adolescentes, jovens e adultos, em aulas de instrumentos, teoria musical, orquestração, harmonia, entre outras.

Agenda 

Música no verão do Centro de Formação em Artes

Onde: Escola de Dança da FUNCEB (Rua da Oração, nº 1 – Pelourinho)

Quando: 27 a 30 de janeiro de 2015, 10 e 14 horas

Informações: 71 3116-6641/ [email protected]

Quanto: Grátis

Realização: CFA/ FUNCEB/ SecultBA

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]