Candidatos à presidência da Câmara Federal percorrem o país em busca de votos

Deputado Eduardo Cunha discursa ao lado de parlamentares baianos.
Deputado Eduardo Cunha discursa ao lado de parlamentares baianos.
Deputado Eduardo Cunha discursa ao lado de parlamentares baianos.
Deputado Eduardo Cunha discursa ao lado de parlamentares baianos.
Deputado Eduardo Cunha concede entrevista coletiva durante visita a Bahia.
Deputado Eduardo Cunha concede entrevista coletiva durante visita a Bahia.

Os três candidatos à presidência da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG), estão percorrendo todos os estados em busca dos votos dos colegas. A eleição para os integrantes da Mesa Diretora da Câmara será no dia 1º de fevereiro de 2015, a partir das 18h. A menos de 20 dias da disputa, os concorrentes intensificam as viagens e as conversas com os pouco mais de 500 eleitores.

Embora o número de eleitores seja pequeno, os candidatos estão tendo trabalho para convencer cada um deles sobre suas propostas para a Casa, a partir de 2 de fevereiro quando, quem ganhar, substituirá o atual presidente, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Outro fator que dificulta a campanha é o fato de que, dos 513 deputados que tomarão posse no dia 1º, 198 estão assumindo pela primeira vez o mandato e 25 estão voltando à Câmara após quatro anos fora do Legislativo.

Como o Congresso está em recesso, os candidatos têm que viajar aos estados para encontrar os eleitores, pedir ajuda a seus aliados e usar muito o telefone.

Dos atuais 513 deputados, 290 foram reeleitos e tomarão posse para novo mandato em 1º de fevereiro e, portanto, estarão aptos a votar em um dos três candidatos. Chinaglia e Cunha percorrem o Brasil em jatos fretados para a campanha e Delgado viaja em aviões de carreira. A campanha deles é parecida na forma: viajam, reúnem-se com os colegas, com prefeitos e outras autoridades, na busca dos votos necessários para a eleição.

Eduardo Cunha, líder do PMDB, foi o primeiro a lançar candidatura e a viajar em campanha. Segundo seus assessores, ele conclui nesta semana as visitas a todos os estados brasileiros e já esteve com a maioria dos eleitores. Hoje, Cunha está em Salvador e amanhã (13) vai a viagem a outras cidades do Nordeste.

Arlindo Chinaglia, que já foi presidente da Câmara e atualmente é 1º vice-presidente da Casa, percorre, a partir de amanhã, vários estados do Nordeste, começando pelo Piauí. Assessores de Chinaglia informaram que ele fez campanha no Espírito Santo e no Rio de Janeiro na semana passada.

Júlio Delgado, líder do PSB, concorreu à presidência da Câmara em 2013. obtendo 165 votos contra 271 do vencedor, Henrique Alves. Delgado está no Espírito Santo nesta segunda-feira e pretende viajar durante a semana para São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Ele informou que, mesmo usando aviões de carreira, fará campanha na maioria dos estados.

Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisará ter maioria absoluta dos votos dos 513 deputados, o equivalentes a 257 votos. Se nenhum dos concorrentes conseguir essa maioria, os dois mais votados disputarão a eleição em segundo turno. Será vencedor será o que obtiver a maioria dos votos válidos.

Com informações da Agência Brasil.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108140 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]