Cachoeira: Mariana Paiva lança biografia do poeta Damário Dacruz

Mariana Paiva.
Mariana Paiva.
Mariana Paiva lança biografia sobre Damário Dacruz.
Mariana Paiva lança biografia sobre Damário Dacruz.
Damário Dacruz foi um jornalista e poeta que residiu em Cachoeira.
Damário Dacruz foi um jornalista e poeta que residiu em Cachoeira.

Certas boas histórias precisam ser contadas. E é por isto mesmo que, no dia 31 de janeiro de 2015, às 14 horas, a escritora e jornalista Mariana Paiva lança a biografia Damário Dacruz: Um Homem, Uma Surpresa. A obra, que conta a história do poeta, jornalista e fotógrafo baiano, será lançada no Pouso da Palavra, em Cachoeira. O local escolhido não foi à toa: o Pouso é um dos grandes legados de Damário Dacruz, que faleceu em 2010. Lá, ele escreveu grande parte de sua obra poética, recebeu amigos e organizou eventos culturais.

No livro, estão histórias que vão da infância aos últimos momentos de vida do poeta, num relato leve e emocionante. Escrita a partir de entrevistas com amigos, familiares e colegas de trabalho de Damário, a biografia foge ao tom relatorial para contar a vida do poeta de forma romanceada. O livro apresenta ainda inúmeras fotografias de Damário, bem como alguns de seus poemas mais célebres.

O prefácio é assinado pelo escritor Nivaldo Lariú, amigo  de Damário. Ele escreveu: “Mariana Paiva, nessa singela obra em homenagem a Damário, segue com doçura as recomendações do poeta, pois, ao difundir a personalidade do criador, ajuda as borboletas a ganharem o mundo. A partir de seu relato, podemos nos deliciar com as histórias e com os causos dessa figura que era um homem e uma surpresa”.

O livro chega ao mercado editorial pela Coleção Gente da Bahia, iniciativa da Assembleia Legislativa que já publicou obras sobre outras personalidades baianas, como Euclides Neto, Roberto Pires, Hansen Bahia e Calasans Neto.

A escritora

Mariana Paiva nasceu em 1983 em Salvador, é escritora e jornalista, e autora de dois livros: Barroca (P55 Edições, 2011) e Lavanda (Kalango, 2014). Participou do segundo volume da antologia Autores Baianos: Um Panorama, e é uma das organizadoras do Sarau Prosa e Poesia, evento que acontece há dois anos em Salvador. É mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e professora universitária, e venceu o prêmio Caymmi de Melhor Música no Voto Popular em 2014 com a canção “Ondas”, em parceria com Bruno Masi.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116735 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.