SpokFrevo Orquestra, do Recife, é um dos destaques do Natal Encantado, em Feira de Santana

A SpokFrevo Orquestra, do Recife, é um dos destaques do Natal Encantado, em Feira de Santana.
A SpokFrevo Orquestra, do Recife, é um dos destaques do Natal Encantado, em Feira de Santana.
A SpokFrevo Orquestra, do Recife, é um dos destaques do Natal Encantado, em Feira de Santana.
A SpokFrevo Orquestra, do Recife, é um dos destaques do Natal Encantado, em Feira de Santana.

Após turnê nos Estados Unidos, a SpokFrevo Orquestra prossegue com sua agenda de shows no Brasil. Nesta quarta-feira (17/12/2014), a orquestra pernambucana, conduzida pelo Maestro Spok, aporta em Feira de Santana, na Bahia, para um concerto no festival Natal Encantado 2014.

O show será às 19h, na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Sant’Anna, palco principal do evento, onde também irão se apresentar artistas renomados como o pianista Arthur Moreira Lima, no dia 23. Em sua apresentação, a SpokFrevo mostrará o repertório do álbum “Ninho de Vespa”, lançado recentemente pelo selo americano Motéma.

Entre as outras atrações do Natal Encantado de Feira de Santana, que acontece entre os dias 10 e 23 deste mês, estão a companhia mineira Giramundo Teatro de Bonecos, que encenará o Auto das pastorinhas, o grupo paulista Família Lima e a pianista paulistana Eudóxia de Barros.

Festival

Durante 14 dias, o Natal Encantado de Feira de Santana (BA) recebe mais de 160 apresentações artísticas, culturais, religiosas e folclóricas. Um grande festival de arte, o evento é um dos maiores do gênero no Nordeste, com uma programação diversificadas de atrações nacionais oriundas de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Bahia.

Projeto da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Feira de Santana, o Natal Encantado é marcado por várias linguagens artísticas, de cultura universal e regional, que valorizam as manifestações populares típicas desta época e representam o universo lúdico natalino, como reisados e presépios, além das filarmônicas, corais e recitais clássicos.

Os espetáculos serão apresentados na Catedral Metropolitana de Santana, Praça da Matriz, Espaço Cultural Marcus Moraes, estacionamento da Prefeitura, prédio da Prefeitura, praças João Pedreira, da Bandeira e Bernardino Bahia, Igreja Senhor dos Passos e na Catedral de Senhora Santana, todos no centro da cidade.

Orquestra – Sob a batuta de Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o maestro Spok – saxofonista, arranjador, diretor musical e homenageado do Carnaval 2015 do Recife – a SpokFrevo Orquestra é uma big band pernambucana de 17 músicos conhecida em todo o Brasil.

Em outubro e novembro de 2014, a orquestra fez nove shows nas principais casas de show dos Estados Unidos, incluindo a sala The Appel Room, no Jazz At Lincoln Center, em Nova York.

Ano passado, a SFO foi contemplada na seleção pública do Petrobras Cultural, que garante a circulação do grupo pelo Nordeste do país com o segundo disco de carreira, “Ninho de vespa”. No próximo ano, em 2015, ainda dentro deste edital, a orquestra lança o terceiro disco “Frevo Sanfonado” com nova turnê nacional patrocinada pela Petrobras.

O lançamento de “Ninho de vespa” ocorreu no final de 2013, com uma turnê que passou por Recife, Natal, Aracaju, Maceió, São Paulo e em cidades do interior de Pernambuco. Durante a turnê norte-americana, o álbum também foi lançado em outubro de 2014 nos EUA, via selo Motéma, especializado em jazz e r&b.

Com mais de 90 apresentações internacionais no currículo, o grupo levou o frevo ao destaque do noticiário nacional, quando se presentou no Barbican Centre (Londres), e quando foi convidado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, para ser a atração final do Dia Internacional da Música, no Palais de l’Élysée, em 2008. Em 2013, teve a sua apresentação em Londres classificada com 5 estrelas (pontuação máxima) pelo respeitado jornal inglês The Times.

“Ninho de vespa” chega ao público como uma maturação da estreia da SFO, com “Passo de anjo” (2004), e traduz uma complexa comunhão de gêneros musicais brasileiros não eruditos aludidos para plateias de concerto, indo além da música para fazer dançar, tão associada aos sons carnavalescos. Com seus naipes de saxofones, trombones, trompetes, além de guitarra, contrabaixo, bateria e percussão, o grupo vai ultrapassando barreiras sonoras por onde passa.

Em 2014, a SpokFrevo Orquestra foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2014, na categoria de ‘melhor grupo instrumental’ com “Ninho de vespa”. O prêmio já faz parte da trajetória da big band. Em 2009, foi escolhida a melhor em duas categorias pelo CD “Passo de anjo ao vivo”.

Confira

Programação completa Natal Encantado: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/natalencantado

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109744 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]