Senador Walter Pinheiro elogia reforma proposta pelo governador eleito da Bahia e defende projetos que beneficiam os Estados

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Senador Walter Pinheiro destaca reforma no governo da Bahia.
Senador Walter Pinheiro destaca reforma no governo da Bahia.
Senador Walter Pinheiro destaca reforma no governo da Bahia.
Senador Walter Pinheiro destaca reforma no governo da Bahia.

Em discurso no plenário nesta terça-feira (02/12/2014), o senador Walter Pinheiro (PT/BA) destacou ações dos governos para tornar a máquina pública estadual mais ágil e menos onerosa, como a reforma que foi apresentada ontem (01) pelo governador eleito da Bahia, Rui Costa. Ao elogiar a reforma administrativa submetida à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Pinheiro pediu maior comprometimento do Senado com outras pautas que possam melhorar a saúde financeira dos Estados, como a reforma do ICMS.

“Quero aqui elogiar o meu companheiro Rui Costa por essa iniciativa e já começa dando demonstração clara de que tem um nível de comprometimento com essa política de investimento e crescimento do nosso Estado e, principalmente, buscando uma ampliação dos serviços sociais e o atendimento à população, principalmente a população de baixa renda e a que vive mais distante no Estado da Bahia”, frisou Pinheiro.

Para o parlamentar é essencial aumentar a arrecadação dos Estados, para que eles tenham  dinheiro próprio para investir, deixando, assim, de depender de empréstimos e da União.  Ele entende que o fim da guerra fiscal é necessário para que isso ocorra e apelou ao Senado. “Eu sei que, em diversos Estados, no dia primeiro, nós vamos ter muita gente tomando posse já com o choro antecipado. Então, portanto, o Senado da República podia deixar aqui firmado o caminho para a gente resolver de uma vez por todas o problema dessa guerra fiscal e dessa crise”, apontou.

Tramita no Senado, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria de Pinheiro, que propõe a unificação do ICMS além da criação do Fundo de Compensação, para compensar estados que venham a sofrer perdas com as mudanças, e o Fundo de Desenvolvimento Regional, para dinamizar as atividades econômicas regionais. A PEC 41/2014, que conta com 41 assinaturas de senadores, trata da reforma do ICMS no âmbito de um novo pacto federativo, com a garantia das transferências dos recursos e segurança jurídica.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113755 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]