Reaproximação de EUA e Cuba elimina sinal da Guerra Fria, diz governo brasileiro

Presidente Barack Obama reata relações diplomáticas com Cuba.
Presidente Barack Obama reata relações diplomáticas com Cuba.
Presidente Barack Obama reata relações diplomáticas com Cuba.
Presidente Barack Obama reata relações diplomáticas com Cuba.

O Ministério das Relações Exteriores comunicou na quinta-feira (18/12/2014) que o governo brasileiro deseja êxito no processo iniciado após os governos de Cuba e dos Estados Unidos anunciou no dia 17 de dezembro (2014) a reaproximação entre os dois países. “O governo brasileiro recebeu com grande satisfação os anúncios, pelos governos de Cuba e dos Estados Unidos, do início de tratativas para a normalização das relações bilaterais, eliminando-se, desse modo, um resquício da Guerra Fria”, diz, em nota o Itamaraty.

O governo também felicitou os presidentes Barack Obama e Raúl Castro “pela liderança, coragem política e visão estratégica que demonstraram com a histórica decisão”, que precisa ser acompanhada do “pronto levantamento do embargo”. O Brasil também saudou a participação do papa Francisco nos esforços diplomáticos que levaram ao anúncio.

A nota do Itamaraty ressalta que a normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos contribuirá para a consolidação da paz, democracia e prosperidade no continente americano. “Também reforçará o compromisso das Américas com o diálogo entre estados soberanos, que veem na cooperação o fundamento de uma ordem internacional mais justa em benefício de todos.”

No início do ano, o governo brasileiro recebeu muitas críticas quando foi inaugurada a primeira fase do Porto de Mariel, o maior investimento privado já feito em Cuba, com financiamento do BNDES. Após o anúncio de Obama e Castro, o governo tem recebido elogios e alguns analistas chegaram a afirmar que o Brasil previu o fim próximo do isolamento.

Para alguns, quando o embargo tiver fim, o país pode se beneficiar por ter apoiado o desenvolvimento de Cuba e financiado um grande porto, que está a menos de 200 quilômetros da costa da Flórida.

*Com informações da Agência Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120683 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.