Realizar compras de Natal demanda cuidados com a segurança

Compras de natal, presentes de natal.
Compras de natal, presentes de natal.

Faltando menos de uma semana para o Natal, as ruas e shoppings estão cheios de consumidores que intensificam as compras de final de ano e se abastecem para as festas e viagens de férias. Por isso, a atenção deve ser redobrada para evitar furtos e roubos, seja nas ruas, nos shoppings ou até mesmo nas residências. O major da Polícia Militar da Bahia e coordenador da pós-graduação em Segurança em Grandes Eventos da Estácio FIB, Edval Carlos Santos Filho, dá algumas dicas de como se proteger durante as compras.

Apesar do reforço do policiamento nas ruas e principalmente nos centros comerciais, procure sempre locais seguros e que você já conheça para realizar as suas compras evitando os pontos de comércio menos frequentados, com pouca iluminação e cuja localização dos estacionamentos e locais de parada dos veículos não sejam previamente conhecidos.

O professor, recentemente condecorado com a Medalha de Mérito em Magistério, concedida pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, recomenda que, se possível, as compras sejam realizadas durante o dia, mas se for à noite, vá sempre acompanhado e nos locais em que a Polícia Militar mantém policiamento mais frequente. Caso contrário, é melhor dar preferência aos shoppings e aos minimercados do próprio bairro. “Faça um planejamento prévio do que irá comprar e os locais em que pretende realizar suas compras, verificando assim se há lugar seguro para estacionar seu veículo e, caso desloque de transporte coletivo, se tem parada de ônibus próximo ao local de compra. É importante lembrar que se deslocar nas ruas com sacolas e muitos objetos nas mãos fragiliza sua segurança”, ressalta Edval.

Segundo o major, a Polícia Militar da Bahia, através do Esquadrão Águia, intensificará a ação preventiva com abordagens a motociclistas. “A Polícia Militar já vem fazendo blitz que serão mais frequentes, pois essa modalidade de crime é um fenômeno das grandes cidades e não queremos que ganhe corpo em Salvador. Por isso, é importante que a população tome cuidado ao estacionar, sair de lojas e bancos e, quando perceber uma atitude suspeita de motociclistas e garupa nas proximidades, procure alertar a polícia” orienta.

O policial também recomenda evitar os relógios dourados que chamam atenção, quando for circular nas ruas comerciais. Os celulares, smartphones, bolsas e carteiras devem ficar ocultos, já as sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo e para o lado de dentro da calçada. Se puder, é melhor optar por pagamento em cartões de crédito ou débito e cheques, evitando portar quantias elevadas em dinheiro.

“Evite retirar a carteira em público, principalmente em locais de grande movimento, mas se precisar fazer isso, não permita que outras pessoas percebam o que contém nela. Tenha dinheiro separado para pequenas despesas e distribua os valores em diferentes bolsos, principalmente nos da frente. Evite conduzir quantidade elevada de dinheiro e não efetue o pagamento de forma ostensiva, percebida por terceiros”, ressalta Edval Filho.

Clonagem de cartões e documentos perdidos 

O Major Edval Filho lembra que mesmo com o uso de cartões são necessários alguns cuidados para evitar a clonagem. “Não perca seu cartão de vista e certifique-se de sua utilização apenas na máquina da sua operadora. Em caso de perda ou roubo, comunique imediatamente à administradora do cartão”, recomenda.

O professor ressalta ainda a necessidade de registrar boletim de ocorrência informando a perda de documentos de identificação e também do cartão. “É comum as pessoas perderem documentos e não registrarem oficialmente a perda. Isso facilita a ação dos marginais na clonagem de cartões e falsificação de documentos”, alerta.

O Major da PM, que também é professor universitário sugere que, na hora das compras, deve-se usar roupas que não chamem atenção e evitar o uso de joias. Ele pontua ainda que, “quando sair para realizar as compras de final de ano é melhor deixar as crianças em casa, mas caso não seja possível, o ideal é não perder elas de vista enquanto olha vitrines ou experimenta roupas e sapatos, por exemplo. Preferencialmente só leve as crianças em compras nos shoppings e ruas comerciais menos movimentadas”.

Em caso de assaltos, o professor aconselha a não reagir e, caso perceba alguma atitude suspeita, é melhor se afastar e informar à PM. “Apesar da redução nos índices de ocorrências policiais, a PM precisa da atitude colaboradora e precavida da população, pois a segurança é dever de todos”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.