Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta Gabriel Medina por título mundial de surfe

Gabriel Medina recebe cumprimento da Presidência da República.
Gabriel Medina recebe cumprimento da Presidência da República.
Gabriel Medina recebe cumprimento da Presidência da República.
Gabriel Medina recebe cumprimento da Presidência da República.

A presidenta Dilma Rousseff cumprimentou o surfista Gabriel Medida, que conquistou na sexta-feira (19/12/2014) o campeonato mundial na principal categoria do esporte. Por meio das redes sociais, ela elogiou o atleta pelo primeiro título ao país no surfe profissional. “Parabéns ao @gabriel1medina, primeiro brasileiro campeão mundial de surfe! Orgulho do Brasil! #ValeuMedina”, escreveu Dilma na rede social Twitter.

Paulista de 20 anos, Medina tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe profissional nas ondas de Pipeline, no Havaí. Ele conquistou o título ainda nas quartas de final da 11ª e última etapa do circuito porque o segundo colocado do ranking, o australiano Mick Fanning, havia sido derrotado numa bateria por outro brasileiro, Alejo Muniz.

Já de posse do título mundial, Medina ainda chegou à final do Billabong Pipe Master, mas foi derrotado pelo australiano Julian Wilson, terminando a etapa em segundo lugar. Medina não é só o primeiro brasileiro a conquistar o campeonato da principal categoria do surfe mundial, mas também é o primeiro latino-americano a se sagrar o melhor do mundo desde 1976, quando foi criado um circuito mundial com várias etapas, nos moldes do atual.

A conquista de Medina coincide com os 80 anos da prática do surfe no país, quando o primeiro brasileiro se equilibrou sobre uma pesada prancha de madeira e deslizou sobre uma onda na praia de Santos (SP), em 1934. Desde que o esporte se profissionalizou, no fim da década de 1970, vários brasileiros conquistaram títulos mundiais na divisão de acesso à elite do surfe e em outras categorias (amador e júniores) e modalidades – longboard (praticada com pranchas maiores), ondas gigantes e stand up paddle (SUP). Mas o melhor resultado alcançado até agora por um brasileiro no ranking final da categoria mais disputada foi o terceiro lugar do cabofriense Victor Ribas, em 1999.

Saiba +

Conheça o trabalho de Gabriel Medina

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]