Preisidente Barack Obama diz que mudança em Cuba é inevitável, mas não será rápida

Presidente Barack Obama diz que mudanças serão graduais.Presidente Barack Obama diz que mudanças serão graduais.
Presidente Barack Obama diz que mudanças serão graduais.

Presidente Barack Obama diz que mudanças serão graduais.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou no dia 19 de dezembro (2014) que a retomada de relações diplomáticas e a reaproximação histórica com Cuba, anunciada quarta-feira (17), 53 anos após o  rompimento entre os dois países, eventualmente causará uma “mudança na ilha”, mas não de um dia para o outro.

Na tradicional entrevista coletiva de Ano-Novo, realizada hoje à tarde, Obama disse que uma “abertura” e mudanças na ilha são inevitáveis. “Mas não prevejo que mude de um dia para o outro”, disse. Ele prometeu usar toda sua força no Congresso norte-americano para a retirada do embargo imposto à ilha. Entretanto, em 2015 a maioria é dos republicanos.

“Não podemos retirar o embargo de maneira unilateral. Está definido em lei”, ressaltou. O presidente disse ainda que espera “um debate sério no Congresso sobre a questão”. Obama adiantou que não há visitas programada por ele para Cuba ou do presidente cubano, Raúl Castro, para os Estados Unidos, mas que o tema está em discussão.

Em tom otimista, mas cauteloso, revelou não saber como será a retomada de relações. “Não sei como a relação evoluirá nos próximos anos, mas ainda sou novo e imagino que, em algum momento de minha vida, terei oportunidade de visitar.

*Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]