Prefeitura de Feira de Santana informa que foi contido avanço de chikungunya na zona rural

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Boletim da PMFS produzido em 1º de dezembro de 2014 sobre a chikungunya.
Boletim da PMFS produzido em 1º de dezembro de 2014 sobre a chikungunya.
Boletim da PMFS produzido em 1º de dezembro de 2014 sobre a chikungunya.
Boletim da PMFS produzido em 1º de dezembro de 2014 sobre a chikungunya.

Nos dois primeiros boletins epidemiológicos da febre chikungunya divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, o povoado Rio do Peixe, no distrito de Jaguara, era a terceira localidade com maior incidência de casos da doença no município, com 31 confirmações, correspondendo a 5,11% do total. Dez semanas depois, os números mostram que o avanço da doença na localidade foi contido.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na tarde desta terça-feira, 2, não foi registrado nenhum novo caso da doença na comunidade rural nas últimas duas semanas. Até então são 40 casos confirmados. Os dados apontam também que a doença não avançou para outras localidades da zona rural do município.

No total são 718 casos confirmados, 148 casos descartados e 480 continuam em investigação. O bairro George Américo continua liderando o índice de incidência da doença, com 469 (34,84%) notificações, seguido pelo bairro Campo Limpo com 236 (17,53%), Sítio Novo com 58 (4,30%), Cidade Nova com 45 (3,34%), Sobradinho com 41 (3,04%), Distrito Jaguara (Povoado Rio do Peixe) com 40 (2,97%), Parque Ipê com 29 (2,15%), Pedra Ferrada com 19 (1,41%), Pampalona com 18 (1,33%), Rua Nova com 16 (1,18%), Gabriela com 16 (1,18%) e Queimadinha com 15 (1,11%) notificações.

De acordo com o boletim, “o município apresenta pontos positivos frente as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica, juntamente com a Secretaria de Comunicação, Secretaria de Serviços Públicos, 2ª DIRES, PACS/PSF, parceiros voluntários e a população local”.

A partir da 41ª semana epidemiológica ocorreu uma redução no número de casos suspeitos devido as ações desenvolvidas no município como: mutirões de limpeza, faxinaços, visitas domiciliares, tratamento focal e perifocal, bloqueios com a bomba costal, caminhadas com a participação da comunidade local, acompanhamento e monitoramento dos casos pela Equipe Técnica da Vigilância Epidemiológica, realização de atividades de educação em saúde e divulgação das formas de prevenção através dos meios de comunicação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115189 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.