Prefeitura de Feira de Santana garante eficácia do BRT

Prefeitura de Feira de Santana defende projeto do BRT.
Prefeitura de Feira de Santana defende projeto do BRT.

Matéria com o título ‘BRT não se resume ao centro, explica engenheiro durante audiência pública’, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou nota, ontem (16/2012/2014), no próprio sítio de notícias, onde avalia que a população parte de “achismos” ao tratar da implantação do BRT.

Na mesma matéria, o secretário de planejamento Carlos Brito afirmou que o BRT está dentro da Lei municipal de ‘Uso e Ocupação do Solo’. Originária do executivo, a Lei foi modificada em outubro de 2014, em caráter de urgência, sem que fosse garantida ampla participação popular.

Confira o teor da matéria

BRT não se resume ao centro, explica engenheiro durante audiência pública

O sistema BRT (sigla inglesa para Transporte Rápido por Ônibus), que será implantado em Feira de Santana, não se resume apenas aos corredores exclusivos de ônibus nas avenidas Getulio Vargas e João Durval Carneiro. O esclarecimento foi feito pelo engenheiro Marco Antônio Diniz, diretor da empresa Prisma Engenharia, que elaborou toda logística de viabilização do projeto, durante audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (15/12/2014), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs).

“As pessoas estão pensando só nas obras do centro, porém, o BRT é um sistema maior. Haverá linhas alimentadoras para os troncais, com o modal escolhido de acordo com a demanda de cada bairro”, frisou. Em uma explanação que durou cerca de duas horas, o engenheiro esclareceu várias dúvidas da população sobre a implantação de todo o sistema.

“Estamos tratando de dinheiro público e não podemos nos basear em ‘achismos’. Tudo foi feito através de dados e pesquisas. A finalidade é melhorar e modernizar o transporte público da cidade, dando mais conforto aos usuários do sistema”, destacou Marco Antônio.

Um ponto bastante indagado pelos presentes foi a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM) para a implantação do BRT. O secretário de Planejamento, Carlos Brito, explicou a situação. “Antes do final de janeiro estaremos preparando a licitação para contratação de empresa para desenvolver o plano. Mas, isso não impede a implantação do sistema de transporte. Ele está dentro da Lei de Uso do Solo”.

Cada representante de entidades e demais pessoas tiveram a oportunidade de fazer suas indagações, utilizando tanto o instrumento do microfone – com a palavra sendo franqueada em três minutos – ou através com perguntas escritas em papel distribuídos no inicio da audiência. A atitude foi elogiada pelos representantes dos ministérios públicos, Federal e Estadual.

“Foi franqueada a voz para a população. Sendo assim, podendo debater, colocar as situações, fazer críticas e sugestões, criando espaço para o debate em torno desse projeto. Isso é importante, pois a população será a maior afetada com esse projeto”, ressaltou o procurador da república, Kleiton Santos.

A promotora de Meio Ambiente, Karinny Oliveira Guedes, afirmou que esse é o momento de verificação das informações. “Foi relevante para colher elementos, tanto propostos pelo Governo Municipal, quanto pela população. Vamos analisar as informações e depois emitir um parecer sobre a situação”. Ela também destacou que a Prefeitura deve analisar todas as sugestões propostas e acatar ou afastar trazendo argumentos técnicos.

Na próxima quarta-feira, 17, haverá mais uma audiência sobre o assunto. Ela será realizada a partir das 14h30, no mesmo local. Desta vez, o engenheiro de tráfego que foi contratado para realizar os estudos, fará suas justificativas técnicas do projeto.

Prefeitura de Feira de Santana publica matéria com título 'BRT não se resume ao centro, explica engenheiro durante audiência pública'.
Prefeitura de Feira de Santana publica matéria com título ‘BRT não se resume ao centro, explica engenheiro durante audiência pública’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]