Prefeito de Salvador promete maior interlocução com a comunidade

Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto).
Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto).
Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto) promete maior diálogo.
Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto) promete maior diálogo.

Em 2015, a população de Salvador contará com a presença cada vez maior da Prefeitura nos mais de 160 bairros existentes, por meio de serviços oferecidos pelos órgãos municipais e participação dos moradores na construção de uma cidade melhor. O anúncio foi feito durante a inauguração da sede da Prefeitura-Bairro Cabula, a sexta entregue pela atual gestão em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (19/12/2014).

A partir de janeiro, a Prefeitura vai desenvolver um amplo programa de atendimento nos bairros para solucionar as demandas dos cidadãos. Para isso, serão convocadas reuniões abertas a todos os moradores, para um melhor levantamento e diagnóstico das necessidades de cada localidade. A ação, em conjunto com a inauguração das outras quatro unidades de Prefeituras-Bairro – nos bairros de Pau da Lima, Valéria, Liberdade/São Caetano e Barra/Pituba – vai reforçar a descentralização da administração.

“Onde houver bairro haverá Prefeitura. Não queremos governar de cima para baixo, queremos dividir a responsabilidade de governar a cidade com o cidadão”, destacou o prefeito ACM Neto, durante a solenidade no Cabula. Também foi anunciada a reestruturação do Fala Salvador, da Ouvidoria Geral do Município (OGM), que é mais uma plataforma de aproximação da Prefeitura com a população.

Números e gestão – Ao lado do diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga, o prefeito comemorou a marca alcançada nesta sexta-feira de 120 mil atendimentos, realizados pelas cinco unidades existentes: Subúrbio/Ilhas, Centro/Brotas, Itapuã, Cidade Baixa e Cajazeiras. “Não é só pela quantidade de atendimentos, mas também pela qualidade em dar solução aos problemas dos soteropolitanos”, complementou ACM Neto.

A Prefeitura-Bairro Cabula vai atender também os bairros de Tancredo Neves, Calabetão, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Sussuarana, Nova Sussuarana, Arraial do Retiro, Arenoso, Novo Horizonte, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Gonçalo, Engomadeira, Resgate, Pernambués, Saramandaia, Doron, Saboeiro e Narandiba. A unidade será gerenciada pelo servidor municipal José Miguel Bastos, que também é professor da área de engenharia de estruturas na Unime e pós-graduado em Gestão Estratégica de Empresas pela Unifacs.

Serviços

Além dos órgãos municipais e de entidades parceiras como o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), INSS e Junta Militar, o leque de serviços nas Prefeituras-Bairro deverá ser ampliado com a instalação de totens de autoatendimento para recarga do SalvadorCard. Cada unidade atende aproximadamente cinco mil pessoas por semana. Entre os serviços mais procurados estão os da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), referente ao programa Bolsa Família e às vagas de emprego; Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para marcação de consultas e Farmácia Popular; e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), para assuntos de iluminação. Também é grande a procura pelo guichê da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), em busca de informações sobre os programas Minha Casa, Minha Vida (habitacional) e Casa Legal (regularização fundiária).

Todo o trabalho realizado nas Prefeituras-Bairro passa por um sistema de registro e acompanhamento das demandas, recebidas pelos funcionários dos próprios órgãos que atendem nos guichês. Essas demandas são encaminhadas aos setores responsáveis para que sejam tomadas as devidas providências. O processo resulta em uma maior agilidade nas respostas para os cidadãos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107999 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]