Operação Brasil Integrado prende mais de mil pessoas em todo o país

José Eduardo Cardoso fala sobre segurança pública.
José Eduardo Cardoso fala sobre segurança pública.
José Eduardo Cardoso fala sobre segurança pública.
José Eduardo Cardoso fala sobre segurança pública.

Os resultados da Operação Brasil Integrado, ocorrida sexta-feira (05/12/2014) em todo o país, foram divulgados hoje (08/12/2014) pelo Ministério da Justiça. Foram presas 1.169 pessoas em flagrante ou em cumprimento de mandados, apreendidas 3 toneladas de drogas, 40 mil pés de maconha, 1.000 unidades de drogas sintéticas, R$ 128 mil, 4 mil euros, 275 armas de fogo e 6,7 mil munições.

O trabalho dos policiais federais também resultou na apreensão de 1.341 veículos com irregularidades e recuperação de 62 veículos roubados ou furtados. No total, agentes fizeram mais de 145 mil abordagens a pessoas. A operação marcou, pela primeira vez, a cooperação entre diversos agentes de segurança pública de todo o país. O objetivo foi o combate ao crime organizado.

As polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, o Detran, a Força Nacional, o Corpo de Bombeiros e as Forças Armadas, entre outras instituições, trabalharam juntos no que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chamou de “um novo capítulo” das forças de segurança pública no país.

A operação teve como modelo o trabalho integrado adotado nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Os centros de Comando e Controle dessas cidades foram usados na operação de sexta-feira, e instalações semelhantes devem ser erguidas em todos os estados, a partir do ano que vem. O objetivo é manter e aperfeiçoar a integração entre forças de segurança do país.

“Independentemente de quem esteja nos governos no próximo período, esta é uma cultura que veio para ficar. Sabemos que o Estado brasileiro começa a mudar o patamar de segurança pública. Tenho absoluta certeza de que começamos a fazer história na segurança pública do Brasil”, disse Cardozo na sexta-feira. Ele destacou que o trabalho integrado de segurança provocará “profundos abalos” na estrutura do crime organizado, que terá mais dificuldade para arrecadar recursos e transportar drogas e armas no país.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]