

Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa informou que mercados de séculos passados, mesquitas e templos foram atingidos; imagens de satélite mostraram situação em 290 locais históricos de todo o país.
A ONU alertou que a guerra na Síria já destruiu 24 áreas consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade e 104 sofreram danos profundos desde que o conflito teve início em 2011.
O Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa, Unitar, informou que mercados de séculos passados, mesquitas e templos viraram ruínas ou foram danificados.
Locais Históricos
A agência examinou imagens de satélite do programa de operações Unosat, que incluem aproximadamente 290 locais históricos de 18 regiões do país consideradas Patrimônio Cultural.
O gerente do Unosat, Einar Bjorgo, disse que os danos são “alarmantes” e que são necessários esforços da comunidade internacional para proteger os tesouros culturais sírios, alguns com mais de 7 mil anos.
De Genebra, Bjorgo afirmou que os locais mais atingidos são Alepo, Damasco, a capital, Dura Europos, Ebla e Palmyra.
Saques
Segundo ele, além dos danos estruturais ocorreram saques em várias áreas.
O relatório do Unitar diz que o número de locais destruídos ou danificados pode ser bem maior do que o anunciado, já que a agência não teve acesso a outras sete regiões do país.
Bjorgo afirmou que os constantes conflitos impedem que as equipes da ONU possam ter acesso aos locais para uma investigação detalhada da situação.
Por Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.