Obras selecionadas pelo Selo Literário João Ubaldo Ribeiro são divulgadas pela Prefeitura de Salvador

Selo Literário João Ubaldo Ribeiro.
Selo Literário João Ubaldo Ribeiro.
Selo Literário João Ubaldo Ribeiro.
Selo Literário João Ubaldo Ribeiro.

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) divulga o resultado do Edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro. Ao todo, serão lançadas oito obras nos gêneros Contos, Crônicas, Literatura Infantil, Dramaturgia, Poesia, Romance e Republicação. A novidade do edital é a premiação de um jovem autor inédito, com o objetivo de estimular a produção literária no município e incentivar o surgimento de novos escritores. As publicações vão compor a Coletânea 2014 do Selo.

“É uma honra muito grande inaugurar o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro na categoria Contos. Ele, que era um cronista extraordinário”, comemorou o membro da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra, autor do livro A Devoção do Diabo. A homenagem ao autor baiano e a importância do selo também foi destacada pela antropóloga e professora Goli Guerreiro, que terá publicado o romance Alzira está Morta: Ficção Histórica no Mundo Negro do Atlântico. “A gente tem agora um canal para apresentar uma obra inédita. O selo será um marco na história editorial da Bahia e do Brasil. Com o nome de João Ubaldo, terá grande respaldo e vai atrair os escritores da cidade que estão tentando publicar seus trabalhos”, afirmou.

Para o jovem autor Ian Fraser, a emoção foi enorme. “Não há como descrever a felicidade de estar iniciando minha carreira com o respaldo do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro. Estou muito empolgado em fazer parte do cenário literário baiano”, destacou. O romance selecionado O Sangue é Agreste: Os Livros do Sertão começou a ser escrito pelo bacharel em Cinema e Vídeo em 2004, na aula de roteiro da faculdade e, há dez anos, ele vem desenvolvendo a narrativa.

A proposta do Selo visa a fomentar o mercado literário em Salvador, com resgate da tradição em lançar grandes obras que exaltam a cultura soteropolitana, baiana e brasileira. “É assim que se incentiva a literatura na cidade. Se a Prefeitura continuar fazendo o que fez agora, abrindo espaços para os escritores, vai ser maravilhoso”, finalizou Ordep Serra.

Escritos selecionados:

– CONTOS: A Devoção do Diabo – Ordep José Trindade Serra

– CRÔNICAS: Crônicas Hipermodernas – Márcia Raquel Carvalhal Gonzalez (Mar Zalez)

– DRAMATURGIA: Partiste – Paulo Henrique Correia Alcântara

– LITERATURA INFANTIL: O Circo da Alegria, a Semente da Felicidade – Maria Betânia dos Santos

– POESIA: Mar Interior – Renato de Oliveira Prata

– ROMANCE: Alzira Está Morta: Ficção Histórica no Mundo Negro do Atlântico – Goli Almerinda de Sales Guerreiro

– REPUBLICAÇÃO: Canudos: A Luta – José Guilherme da Cunha

– PRÊMIO JOVEM AUTOR INÉDITO: O Sangue é Agreste: Os Livros do Sertão – Ian Fraser Lima

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115119 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.