Movimentos sociais debatem Plano Diretor de Salvador

Cartaz sobre debate do PDDU de Salvador.
Cartaz sobre debate do PDDU de Salvador.
Cartaz sobre debate do PDDU de Salvador.
Cartaz sobre debate do PDDU de Salvador.

Com o objetivo de debater o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e lançar a campanha “Salvador Agora”, que visa debater o PDDU a partir de cada território urbano de Salvador, no próximo sábado (13/12/2014), será realizado seminário sobre planejamento urbano e direito à cidade.

O evento será realizado às 09h, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro Federação, e vai inaugurar uma série de encontros a serem realizados nas várias regiões que compõem o município. A ideia – que partiu das centrais sindicais, a exemplo da CUT e da CTB , dos movimentos por moradia popular, MPL e FABS –  é capacitar lideranças comunitárias e de movimentos sociais, apontar como o PDDU influencia no cotidiano das comunidades e, principalmente, como estas comunidades podem ajudar na construção do plano e, consequentemente, da cidade.

“Este evento inaugura um novo conceito de debate sobre o planejamento urbano, que é o direito à cidade. O seminário possibilitará os nivelamentos conceitual e metodológico e a participação popular, de fato, para que alcancemos todos os cantos da cidade. Após o seminário, vamos a todas as regiões de Salvador. A primeira delas será Cajazeiras, pelos déficits de serviços e por sua organização em termos de mobilização”, apontou João Pereira, presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) e um dos organizadores do evento.

A mesa de abertura será composta por partidos políticos, centrais sindicais, movimentos sociais e parlamentares. Em seguida, haverá mesa com o tema “Planejamento Urbano e Direito à Cidade”, tendo como palestrantes o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator do Estatuto da Cidade no Senado, instrumento que pontuou tarefas para os poderes locais, tanto Executivo quanto Legislativo; e Glória Cecília Figueiredo, da Sociedade Brasileira de Urbanismo.

Os debatedores dos movimentos sociais serão Walter Takemoto, do Movimento Passe Livre (MPL), e Javier Alfaya, arquiteto e ex-deputado estadual. As mesas de debate serão coordenadas por movimentos sociais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112625 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]