

Com o objetivo de debater o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e lançar a campanha “Salvador Agora”, que visa debater o PDDU a partir de cada território urbano de Salvador, no próximo sábado (13/12/2014), será realizado seminário sobre planejamento urbano e direito à cidade.
O evento será realizado às 09h, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro Federação, e vai inaugurar uma série de encontros a serem realizados nas várias regiões que compõem o município. A ideia – que partiu das centrais sindicais, a exemplo da CUT e da CTB , dos movimentos por moradia popular, MPL e FABS – é capacitar lideranças comunitárias e de movimentos sociais, apontar como o PDDU influencia no cotidiano das comunidades e, principalmente, como estas comunidades podem ajudar na construção do plano e, consequentemente, da cidade.
“Este evento inaugura um novo conceito de debate sobre o planejamento urbano, que é o direito à cidade. O seminário possibilitará os nivelamentos conceitual e metodológico e a participação popular, de fato, para que alcancemos todos os cantos da cidade. Após o seminário, vamos a todas as regiões de Salvador. A primeira delas será Cajazeiras, pelos déficits de serviços e por sua organização em termos de mobilização”, apontou João Pereira, presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) e um dos organizadores do evento.
A mesa de abertura será composta por partidos políticos, centrais sindicais, movimentos sociais e parlamentares. Em seguida, haverá mesa com o tema “Planejamento Urbano e Direito à Cidade”, tendo como palestrantes o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), relator do Estatuto da Cidade no Senado, instrumento que pontuou tarefas para os poderes locais, tanto Executivo quanto Legislativo; e Glória Cecília Figueiredo, da Sociedade Brasileira de Urbanismo.
Os debatedores dos movimentos sociais serão Walter Takemoto, do Movimento Passe Livre (MPL), e Javier Alfaya, arquiteto e ex-deputado estadual. As mesas de debate serão coordenadas por movimentos sociais.