Ministério Público da Bahia lança livro sobre fiscalização no rio São Francisco

Ministério Público da Bahia lança livro sobre o rio São Francisco.
Ministério Público da Bahia lança livro sobre o rio São Francisco.

Nesta quarta-feira, 17 de dezembro, às 14h, o Ministério Público do Estado da Bahia – MPE realiza um seminário para discutir as conjunturas atuais da bacia do rio São Francisco. Durante o evento, que acontece na sede do MPE, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, será lançado o livro Velho Chico – A Experiência da Fiscalização Preventiva Integrada na Bahia – FPI. O livro, que tem o apoio do Comitê da Bacia do Rio São Francisco – CBHSF, relata as atividades do programa desenvolvido desde 2002 por órgãos federais e estaduais de fiscalização no âmbito do território baiano da bacia do São Francisco.

A ideia é que a publicação possa propagar a metodologia do FPI junto a outros estados brasileiros e até países. O livro, além de evidenciar as características físicas e ambientais da bacia do São Francisco, apresentará um profundo diagnóstico da área fiscalizada na Bahia.

O Ministério Público Estadual organiza o seminário através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco – NUSF, coordenado pela promotora de Justiça Luciana Khoury. Entre os assuntos em debate está o projeto de revitalização de bacias hidrográficas da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente.

O seminário terá a participação do procurador-geral de Justiça Márcio Fahel, ministros, secretários estaduais, chefes e superintendentes dos cerca de 19 órgãos parceiros da FPI, membros e servidores dos Ministérios Públicos do Estado, da União e do Trabalho, técnicos e policiais que integram o programa, além dos parceiros de entidades da sociedade civil.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111136 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]