Juiz aceita denúncia contra nove acusados na Operação Lava Jato

Juiz Sérgio Fernando Moro aceita denúncia do MPF.
Juiz Sérgio Fernando Moro aceita denúncia do MPF.
Juiz Sérgio Fernando Moro aceita denúncia do MPF.
Juiz Sérgio Fernando Moro aceita denúncia do MPF.

O juiz federal Sérgio Moro aceitou hoje (12/12/2014) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná contra nove acusados de envolvimento no esquema de formação de cartel e pagamento de propina investigado na Operação Lava Jato. Nessa quinta-feira (11), o MPF denunciou 36  pessoas, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro. Destas, 22 eram ligadas às empreiteiras envolvidas no esquema.

Com a decisão de Moro, responsável pelo processo da Operação Lava Jato na primeira instância, os nove acusados que tiveram a denúncia aceita passam à condição de réus na ação penal. O juiz afirmou, em seu despacho, que há indícios de que os acusados também cometeram os crimes de formação de cartel, frustração à licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, evasão fraudulenta de divisas, uso de documento falso e sonegação de tributos federais.

Moro aceitou denúncia contra os seguintes acusados de participação no esquema: Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa, Waldomiro de Oliveira, Carlos Alberto Pereira da Costa, Enivaldo Quadrado, Gerson de Mello Almada, Carlos Eduardo Strauch Albero, Newton Prado Júnior e Luiz Roberto Pereira.

Ao oferecer a denúncia, o MPF informou que deve pedir na Justiça o ressarcimento aos cofres públicos de R$ 971.551.352,28 de todas as empresas denunciadas. O valor representa cerca de 3% do que o MPF considera que foi desviado dos contratos com a Petrobras.

*Com informação da Agência Brasil.

Leia +

Operação  Lava Jato | Câmara Federal pede que autora de denúncias sobre Petrobras tenha proteção especial

Juiz aceita denúncia contra nove acusados na Operação Lava Jato

Operação  Lava Jato | Sétima fase tem 36 pessoas denunciadas

Ministério Público Federal denuncia 35 investigados na Operação Lava Jato. Confira relação dos denunciados

Procurador-geral da República diz que envolvidos na Lava Jato roubaram orgulho brasileiro

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário