Governo lança a 8ª edição da ‘Revista Bahia, Terra de Todos Nós’

Lançamento da revista '8 anos de Governo Jaques Wagner.
Lançamento da revista '8 anos de Governo Jaques Wagner.

A 8ª edição da revista ‘Bahia, Terra de Todos Nós’ foi lançada, na noite desta segunda-feira (15/12/2014), em evento no Palácio Rio Branco, antiga sede do Governo da Bahia, e um dos mais antigos palácios do Brasil. Em 100 páginas, a publicação registra as ações do estado com o tema ‘Os Oito Anos que Mudaram a Bahia’ e resume os principais projetos, programas e ações do Governo do Estado entre 2007 e 2014.

“A gente ganhou várias medalhas de ouro se fosse considerar o ato de governador como uma olimpíada. Fomos campeões na construção e recuperação de estradas, hospitais, [implantação] de universidades federais, escolas técnicas, na alfabetização, [entrega] de casas populares, emprego, [abastecimento] de água, esgotamento sanitário e investimento em segurança pública. Mas se for para destacar uma, que não se mede em números, destaco a mudança da relação política do estado. Saímos de um estado que era concentrador de poder no Executivo para um estado democrático e republicano”, afirmou o governador Jaques Wagner durante o evento.

Na publicação, as áreas da educação, saúde, segurança, inclusão social, turismo cultural, economia, desenvolvimento, agricultura, habitação, funcionalismo público, fornecimento de água, entre outras, são abordadas com linguagem clara e acessível. A revista cumpre a função de prestar contas das ações do Governo da Bahia à sociedade, em formato editorial que procura mostrar ao leitor um balanço atraente das práticas governamentais.

“A gente destaca, dentre os oito anos, as ações que mais beneficiaram os baianos. A gente informa sobre o Topa [Todos pela Alfabetização], o Água Para Todos, o Pacto pela Vida, obras importantes estruturantes como a Via Expressa, a Arena Fonte Nova, e tantas outras também no interior do estado. A revista sintetiza um grande programa de tudo que foi realizado por essa gestão”, explicou a secretária estadual de Comunicação Social, Marlupe Caldas.

Homenagens

Por meio do Topa dona Enedina Pereira Silva aprendeu a escrever aos 100 anos de idade. Nesta segunda-feira, aos 105, ela teve forças para marcar presença no evento e agradecer o apoio do governo através do programa Todos pela Alfabetização. “Escrever meu nome me fez saber viver como todo mundo. Foi a realização de um sonho de menina. O Topa me deu essa alegria”, contou dona Enedina, que veio de Ilhéus acompanhada do filho Lourival Silva, 66 anos.

Acompanhado da primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, o governador Jaques Wagner recebeu outras homenagens. Entre os que demonstraram gratidão estavam os artistas Cicinho de Assis e Adelmário Coelho. Eles cantaram e animaram o público presente. Adelmário expressou suas emoções na canção ‘Forró Molhado’, composição em agradecimento pela chegada do Água Para Todos ao município de Curaçá, distrito de Barro Vermelho, onde o cantor nasceu.

“Esta é uma música que fiz para agradecer ao governador. Na minha cidade, Curaçá, a população foi beneficiada com o Água Para Todos. O desenvolvimento chegou ao local onde eu me criei. Estou emocionado e agradecido”, afirmou Adelmário Coelho.

A cerimônia de lançamento da revista reuniu representantes da sociedade civil, secretários de Estado e diversas outras autoridades como o governador diplomado, Rui Costa.

Quatro capítulos

Publicada anualmente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a revista teve programação visual e redação realizada pela Agência Leiaute Propaganda, e números validados pelos técnicos da Casa Civil. As informações estão agrupadas por quatro capítulos – ‘A Era Social’, ‘Crescendo para Todos’, ‘É Bom e Agora Tem’ e ‘A Bahia Quer Mais, o Trabalho Continua’.

Os dados comprovam que os últimos oito anos foram decisivos para o desenvolvimento da Bahia. Nesse período, programas como o Água para Todos e o Pacto pela Vida, entre muitos outros, levaram a prosperidade ao território baiano, composto por 417 municípios.

Rui Costa e Jaques Wagner participam do lançamento da revista.
Rui Costa e Jaques Wagner participam do lançamento da revista.
Palácio Rio Branco, localizado em Salvador.
Palácio Rio Branco, localizado em Salvador.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116690 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.