Governo lança a 8ª edição da ‘Revista Bahia, Terra de Todos Nós’

Lançamento da revista '8 anos de Governo Jaques Wagner.
Lançamento da revista '8 anos de Governo Jaques Wagner.
Lançamento da revista '8 anos de Governo Jaques Wagner.
Lançamento da revista ‘8 anos de Governo Jaques Wagner.
Rui Costa e Jaques Wagner participam do lançamento da revista.
Rui Costa e Jaques Wagner participam do lançamento da revista.

A 8ª edição da revista ‘Bahia, Terra de Todos Nós’ foi lançada, na noite desta segunda-feira (15/12/2014), em evento no Palácio Rio Branco, antiga sede do Governo da Bahia, e um dos mais antigos palácios do Brasil. Em 100 páginas, a publicação registra as ações do estado com o tema ‘Os Oito Anos que Mudaram a Bahia’ e resume os principais projetos, programas e ações do Governo do Estado entre 2007 e 2014.

“A gente ganhou várias medalhas de ouro se fosse considerar o ato de governador como uma olimpíada. Fomos campeões na construção e recuperação de estradas, hospitais, [implantação] de universidades federais, escolas técnicas, na alfabetização, [entrega] de casas populares, emprego, [abastecimento] de água, esgotamento sanitário e investimento em segurança pública. Mas se for para destacar uma, que não se mede em números, destaco a mudança da relação política do estado. Saímos de um estado que era concentrador de poder no Executivo para um estado democrático e republicano”, afirmou o governador Jaques Wagner durante o evento.

Na publicação, as áreas da educação, saúde, segurança, inclusão social, turismo cultural, economia, desenvolvimento, agricultura, habitação, funcionalismo público, fornecimento de água, entre outras, são abordadas com linguagem clara e acessível. A revista cumpre a função de prestar contas das ações do Governo da Bahia à sociedade, em formato editorial que procura mostrar ao leitor um balanço atraente das práticas governamentais.

“A gente destaca, dentre os oito anos, as ações que mais beneficiaram os baianos. A gente informa sobre o Topa [Todos pela Alfabetização], o Água Para Todos, o Pacto pela Vida, obras importantes estruturantes como a Via Expressa, a Arena Fonte Nova, e tantas outras também no interior do estado. A revista sintetiza um grande programa de tudo que foi realizado por essa gestão”, explicou a secretária estadual de Comunicação Social, Marlupe Caldas.

Homenagens

Por meio do Topa dona Enedina Pereira Silva aprendeu a escrever aos 100 anos de idade. Nesta segunda-feira, aos 105, ela teve forças para marcar presença no evento e agradecer o apoio do governo através do programa Todos pela Alfabetização. “Escrever meu nome me fez saber viver como todo mundo. Foi a realização de um sonho de menina. O Topa me deu essa alegria”, contou dona Enedina, que veio de Ilhéus acompanhada do filho Lourival Silva, 66 anos.

Acompanhado da primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, o governador Jaques Wagner recebeu outras homenagens. Entre os que demonstraram gratidão estavam os artistas Cicinho de Assis e Adelmário Coelho. Eles cantaram e animaram o público presente. Adelmário expressou suas emoções na canção ‘Forró Molhado’, composição em agradecimento pela chegada do Água Para Todos ao município de Curaçá, distrito de Barro Vermelho, onde o cantor nasceu.

“Esta é uma música que fiz para agradecer ao governador. Na minha cidade, Curaçá, a população foi beneficiada com o Água Para Todos. O desenvolvimento chegou ao local onde eu me criei. Estou emocionado e agradecido”, afirmou Adelmário Coelho.

A cerimônia de lançamento da revista reuniu representantes da sociedade civil, secretários de Estado e diversas outras autoridades como o governador diplomado, Rui Costa.

Quatro capítulos

Publicada anualmente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), a revista teve programação visual e redação realizada pela Agência Leiaute Propaganda, e números validados pelos técnicos da Casa Civil. As informações estão agrupadas por quatro capítulos – ‘A Era Social’, ‘Crescendo para Todos’, ‘É Bom e Agora Tem’ e ‘A Bahia Quer Mais, o Trabalho Continua’.

Os dados comprovam que os últimos oito anos foram decisivos para o desenvolvimento da Bahia. Nesse período, programas como o Água para Todos e o Pacto pela Vida, entre muitos outros, levaram a prosperidade ao território baiano, composto por 417 municípios.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]