Festival ‘Música Ilimitada’ seleciona bandas para revelar um novo talento popular da Bahia

Festival 'Música Ilimitada' edição 2015.
Festival 'Música Ilimitada' edição 2015.
Festival 'Música Ilimitada' edição 2015.
Festival ‘Música Ilimitada’ edição 2015.

Pode ser rock, funk, pop, axé, forró, pagode, samba, arrocha… Todos os ritmos vão entrar na festa até chegarem às três bandas premiadas. Esta é a proposta da primeira edição do Festival da Música Ilimitada, que tem a mostra inicial marcada para o dia 9 de janeiro de 2015, na Cidade do Saber, em Camaçari. No projeto, dez localidades de camadas populares, sendo oito em Salvador e uma em Lauro de Freitas e outra em Camaçari, funcionarão como polos musicais, nos quais três bandas se apresentam e uma se classifica para ficar entre as dez, que disputam as seis vagas para a grande final.

“Vamos identificar e selecionar expressões musicais de grupos, artistas e bandas em atuação nas comunidades populares, dando visibilidade a estes produtos e, quem sabe, descobrir um novo nome que possa se consagrar na Bahia”, revela Augusto Jobim, idealizador do festival. Os bairros Alagados, Sussuarana, Plataforma, Engenho Velho de Brotas, Cajazeiras, Itapuã, Tancredo Neves e Liberdade, em Salvador, além de Camaçari e Lauro de Freitas recebem entre os dias 9 de janeiro a 20 de março o Musica Ilimitada.

A curadoria do festival seleciona as três melhores bandas inscritas em cada um destes polos (que compreendem os bairros sede e os que ficam no entorno) classificando 30 artistas/bandas/grupos para apresentações ao vivo nas mostras. As inscrições estão abertas através do site www.musicailimitada.com.br.

Espaços como Cine Teatro Solar Boa Vista, Casa da Música, Centro Cultural dos Alagados e Cine Teatro Lauro de Freitas abrigam as apresentações que a cada semana se dirige para uma localidade. “Estes locais foram escolhidos conforme critérios econômicos, sociais, geográficos, com boa capacidade de mobilização e aparelhos culturais em boas condições de uso”, informa Augusto Jobim.

Das mostras serão classificadas dez bandas que serão submetidas à votação popular, através da internet, que escolherá um representante. Outras cinco serão indicadas por um júri formado por renomados profissionais da música baiana. Entre os critérios de seleção, os jurados avaliarão interpretação, qualificação técnica do grupo, mérito artístico, autoralidade, originalidade e performance de palco.

Nas finais, que acontecem nos dias 3 e 4 de abril, as seis bandas selecionadas se apresentarão, no mesmo palco com atrações de destaque da música brasileira. Os três primeiros colocados do festival serão contemplados com diversos prêmios para melhor gerenciamento de carreira. As 30 melhores canções deverão ser disponibilizadas na internet, com um perfil de cada grupo classificado para divulgação ao público em geral. O Festival da Música Ilimitada é promovido pela Odò Produção Cultural, com o patrocínio da TIM/SA e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, FAZCULTURA.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111165 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]