Feira de Santana | Eudóxia de Barros apresenta recital na Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros. Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se e levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista.
Dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros. Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se e levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista.

Uma das mais aclamadas pianista brasileira de todos os tempos, Eudóxia de Barros, proporcionará ao público feirense um concerto inédito na Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, no início da noite desta quinta-feira (18/12/2014), dentro da Programação do Natal Encantado 2014. O templo deverá ficar pequeno para a apresentação prevista para às 18h.

A pianista já tem um roteiro estabelecido para a agenda anual, com variações em decorrência do ambiente, incluindo no repertório peças sacras. No programa, estão os compositores russos Dmitri Kabalewsky e Sergei Rachmaninoff, os brasileiros Osvaldo Lacerda, Ernesto Nazareth, Alberto Nepomuceno, Fernando Cupertino, Villa Lobos, Souza Lima, Camargo Guarniere e três estudos em oitava de Choppin, Antonio Ribeiro e Osvaldo Lacerda.

Dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros destaca-se no cenário muscial brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se e levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista.

Mesmo as cidades mais longínquas e pequeninas tem tido a oportunidade de apreciar um repertório de alto nível e cuidadosamente selecionado, no qual sempre se destacam obras-primas de compositores nacionais. Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda, de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVDs. São um marco cultural importante para nosso país e um exemplo a ser sempre lembrado, aplaudido e imitado.

Sobre a pianista

Eudóxia de Barros (São Paulo, 18 de setembro de 1937) é destacada artista da música erudita do Brasil. Estudou com Guilherme Fontainha, Magda Tagliaferro, Nellie Braga, Lina Pires de Campos e o compositor brasileiro Osvaldo Lacerda, com quem viria a se casar em 3 de setembro de 1982. Ela aperfeiçoou-se na França, Estados Unidos e Alemanha,  venceu por unanimidade o concurso para solista da North Carolina Symphony, e foi solista da Cleveland Philharmonic Orchestra.

A pianista realizou apresentações nas principais capitais do mundo e inúmeras cidades de todo o Brasil. Em 1979, publicou o livro ‘Técnica Pianista’. Gravou 31 discos. Muito tem contribuído para divulgar a obra musical de seu marido, o falecido professor Osvaldo Lacerda. Recebeu o Prêmio Nacional da Música outorgado pela Funarte em 1995. Uma das obras preferidas de Barros é ‘Grande Fantasia Triunfal’ sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Moreau Gottschalk. Ela ocupa a cadeira número 14 da Academia Brasileira de Música.

Confira vídeo

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113788 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]