Consolidação da cadeia produtiva do leite baiano pauta reunião

Cadeia produtiva do leite na Bahia é tema de reunião.
Cadeia produtiva do leite na Bahia é tema de reunião.
Cadeia produtiva do leite na Bahia é tema de reunião.
Cadeia produtiva do leite na Bahia é tema de reunião.

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto acompanhou nesta quinta-feira (18/12/2014), na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), uma reunião do Programa de Aquisição de Alimento (PAA leite), com o objetivo de intermediar o diálogo entre o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Leite da Bahia (Sindileite), representantes de cooperativas de agricultores familiares e a superintendente Rose Pondé, da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA) para tratar de assuntos referentes à execução do PAA leite nesse final de exercício financeiro do Estado.

Segundo Zé Neto, os encaminhamentos produzidos hoje visam consolidar e ampliar a cadeia produtiva do leite na Bahia levando em consideração aspectos a produtividade e a qualidade dos rebanhos e os períodos de estiagem. “É muito importante a manutenção do diálogo com os produtores de leite baianos para o fortalecimento do PAA, que é uma meta do Governo do Estado, para firmar um planejamento mais consolidado, com o intuito de ampliar o limite de quota da compra de leite, uma reclamação tanto dos produtores, quanto do próprio sindicato. Essa reunião cumpriu seu objetivo. Tratamos dos detalhes para a permanência e ampliação do programa e 2015 nos promete muito trabalho, mas também muito diálogo”, concluiu o deputado.

De acordo com Rose Pondé, as demandas expostas na reunião serão encaminhadas ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), contando com o apoio do deputado Zé Neto para intermediar o contato com esse ministério, que é diretamente ligado à execução do programa. “Dialogamos sobre as novas etapas do Programa de Aquisição de Alimento da agricultura familiar voltado à cadeia produtiva do leite para janeiro de 2015. Nós estamos aqui finalizando o exercício de 2014 conseguindo fazer o pagamento regular aos produtores e aos laticínios e eles apresentaram uma demanda importante que de aumento do limite por produtor participante do programa, demanda essa que será devidamente encaminhada ao MDS”, ressaltou Rose Pondé.

O presidente do Sindileite, Paulo Cintra considerou a reunião muito produtiva, pois serviu para amadurecer a discussão em torno do pleito para a criação de um programa de leite estadual. “Esse programa contemplaria todo o saldo de produção dos produtores do Pronaf que não conseguem se inserir no PAA leite, então a Bahia iria compra com seu programa próprio, o excedente desses produtores”, explicou Cintra.

Participaram da reunião, representantes da Cooperativa Agropecuária de Pedrão (Coaped), Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Jussara (Coperj), Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb) e Coopersisal.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108041 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]